Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 14 de agosto, o novo documentário de Sandra Kogut, NO CÉU NA PÁTRIA NESSE INSTANTE. O filme mergulha no conturbado período político vivido pelo Brasil em 2022 e culmina nos ataques de 8 de janeiro de 2023, criando um registro potente de um país à beira do abismo democrático.

Com distribuição da O2 Play em co-distribuição com a Lira Filmes, o longa-metragem entra em cartaz nas seguintes praças: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Guaxupé, Maceió, Manaus, Niterói, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
Com seu olhar já reconhecido por obras como “Três Verões” (2019) e “Campo Grande” (2015), Kogut volta ao gênero documental para narrar, desta vez, a tensão latente de um Brasil polarizado, em que realidades paralelas coexistem com dificuldade de diálogo. A diretora, que também assinou o documentário “Voluntário ***1864” (2021), aposta novamente nos personagens anônimos, cidadãos comuns que fazem a democracia funcionar nos bastidores, especialmente os voluntários do processo eleitoral, tantas vezes invisibilizados pela cobertura tradicional.

Gravado ao longo de todo o ano eleitoral de 2022, NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE acompanha diferentes personagens — de perfis políticos variados — que vivem o cotidiano da eleição com suas angústias, esperanças e frustrações. A narrativa se constrói em meio a um Brasil em ebulição, marcado pela disseminação de fake news, medo do futuro e desconfiança nas instituições.
Desde sua primeira exibição, em dezembro de 2023 no Festival de Brasília — onde foi recebido com entusiasmo e venceu os prêmios de Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri — o filme tem percorrido uma sólida trajetória internacional. Passou por festivais como o IDFA (em Amsterdã), Dok.fest München, Festival de Málaga, Festival de Jeonju (Coreia do Sul), entre outros, recebendo aplausos por onde passa. Em cada sessão, relata Kogut, o documentário ganha novas camadas de significado ao dialogar com a realidade local e global.
“Quanto mais o tempo passa e vamos entendendo o perigo que a nossa democracia correu nas últimas eleições, mais rica é a experiência do filme. Ele vai ganhando novas camadas, ganhando mais complexidade. Porque as eleições de 2026 já estão ali na esquina, o assunto já dominou o noticiário, e ao mesmo tempo estamos vivendo os desdobramentos e as consequências da tentativa de golpe nas últimas eleições. O país está de olho. E a experiência do filme nos faz mergulhar nisso tudo de novo. Acho importante poder fazer isso nesse momento.”, diz a diretora sobre a relevância do filme.
O longa foi produzido pela Ocean Films, em coprodução com Marola Filmes, Kiwi Filmes, GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil, o documentário também conta com o apoio do ProAC, via Política Nacional Aldir Blanc, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
SINOPSE
Rodado ao longo do ano de 2022, o filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo. Ficha Técnica Roteiro: Sandra Kogut Direção: Sandra Kogut Fotografia: Léo Bittencourt Montagem: Renata Baldi, Sandra Kogut Som: Bruno Armelin Trilha sonora: O Grivo Produção Executiva: Desirée Portela Direção de Produção: Ligia Turl Produtores: João Roni, Sandra Kogut, Henrique Landulfo, Zahra Staub, Cristian Marini Elenco: Adenilson Ferreira, Antonia Pellegrino, Edivan Santos, Estela Maria de Oliveira, Juliano Maderada, Milena Batista, Neli Belem, Osvaldo Pires, Rute Sardinha Produção: Ocean Films Coprodução: Marola Filmes, Kiwi Filmes, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil Distribuição: O2 Play Co-distribuição: Lira Filmes