Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

‘Negócio bom não é o que grita mais alto’: como Fernanda Albuquerque transforma marcas em experiências que vendem e fidelizam

Empresária e fundadora do restaurante Katmandu, Fernanda desenvolveu uma metodologia que une mentalidade, branding e operação para empreendedores do piloto automático

Analice Nicolau

27/06/2025 15h30

imagem do whatsapp de 2025 06 27 à(s) 15.08.32 ac8705de

Anos depois de iniciar o primeiro empreendimento aos 21 anos, Fernanda Albuquerque é dona de uma trajetória que atravessa diferentes segmentos, unindo gestão, branding e desenvolvimento de negócios.

Proprietária do restaurante japonês Katmandu, no Rio de Janeiro, o estabelecimento se tornou referência para além da gastronomia; chama a atenção por oferecer uma experiência completa aos clientes. O restaurante soma 160 mil seguidores no Instagram e recebeu personalidades como Cleo Pires, Maria Venture, Larissa Manoela e Carol Nakamura.

imagem do whatsapp de 2025 06 27 à(s) 15.08.33 695c9127
Carol Nakamura. (Foto: Instagram: – @katmandu)

Além da atuação no setor gastronômico, Fernanda também é estrategista de marcas, mentora de empreendedores e especialista em posicionamento de negócios. A proposta vai além do marketing tradicional ou da estética visual. O foco está na criação de empresas com identidade clara, propósito definido e processos estruturados para garantir uma entrega consistente ao público.

“Todo negócio é uma extensão de quem o criou. O que eu faço é traduzir visão e intuição dos empreendedores em estratégia, posicionamento e experiência”, afirma.

Experiência como diferencial competitivo

A estratégia da empreendedora se apoia na ideia de que, em mercados cada vez mais competitivos, a diferenciação não está apenas no produto ou serviço, mas na experiência oferecida.

imagem do whatsapp de 2025 06 27 à(s) 15.08.32 a125ae2d
Empresária Fernanda Albuquerque. (Foto: Divulgação)

Esse conceito foi aplicado no desenvolvimento do Katmandu, que se consolidou como um case de mercado ao unir ambiente, narrativa, identidade visual e atendimento.

“O mercado está saturado de produtos e serviços. O que diferencia um negócio do outro é a experiência que ele proporciona. Quando bem construída, ela não apenas atrai, mas fideliza e faz com que o cliente se torne um multiplicador da marca”, explica a empresária.

Fernanda também liderou projetos como Tóquio, Versalhes e Casa Algarve, onde aplicou o mesmo modelo de gestão orientado por branding, marketing estratégico e construção de identidade.

Em paralelo à atuação nos próprios negócios, Fernanda desenvolveu a Imersão Katmandu, uma mentoria voltada para empreendedores que buscam clareza na gestão, reposicionamento de mercado e crescimento sustentável.

O programa propõe uma jornada dividida em sete pilares:

  • Mentalidade do dono
  • Posicionamento e identidade de marca
  • Produto com valor percebido
  • Comunicação com intenção
  • Marketing estratégico
  • Liderança real
  • Crescimento com estrutura e consistência

“O erro de muitos empresários é focar apenas em vendas e marketing, sem olhar para a base. Sem clareza sobre quem são, o que entregam e como se posicionam, os negócios ficam vulneráveis ao ruído do mercado”, afirma Fernanda.

Albuquerque afirma que a proposta é trabalhar a partir da realidade e dos desafios específicos de cada negócio. “Negócio bom não é o que faz mais barulho, e sim aquele que entrega uma experiência tão consistente que não precisa se explicar. Isso é o que garante não só faturamento, mas longevidade”, completa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado