Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Navegar na Web tem custo para o meio ambiente—E essa Startup tem a solução

Iniciativa pioneira transforma navegação na internet em sustentabilidade ambiental

Analice Nicolau

07/02/2025 9h30

A startup Orbital desenvolveu um método inédito para calcular e compensar a emissão de dióxido de carbono (CO₂) gerado por atividades digitais. Com operações no Brasil e no Oriente Médio, a empresa transforma acessos a produtos digitais em créditos de carbono da Amazônia, ajudando empresas a reduzir sua pegada ambiental na internet.

A crescente digitalização global trouxe consigo um problema muitas vezes ignorado: a emissão de gases de efeito estufa (GEE) pelo uso da internet. De acordo com um estudo do think tank francês The Shift Project, 4% das emissões globais de GEE provêm do setor digital, sendo que 40% dessa parcela advém do consumo de energia para carregar sites e armazenar dados.

Atenta a esse desafio, a Orbital, uma ‘solutions lab’ voltada para inovação sustentável, desenvolveu uma metodologia que calcula e compensa as emissões de CO₂ geradas pelo tráfego digital. Um dos primeiros projetos a adotar essa solução foi a Klavi, empresa de Open Finance, que agora neutraliza as emissões de carbono de suas páginas acessadas e de todo o processo de desenvolvimento e homologação.

“Quando mostramos para os clientes o impacto ambiental de um simples site, eles ficam surpresos com os números. Isso gera um senso de urgência para adoção de práticas mais sustentáveis na tecnologia”, afirma Vinicius Luiz, Diretor de Inovação da Orbital.

O setor digital foi responsável por cerca de 2,5 gigatoneladas de CO₂ em 2023, representando 3,7% das emissões globais. Para mitigar esse impacto, a Orbital adota servidores energeticamente eficientes, prioriza fontes renováveis e oferece aos clientes um certificado de compensação registrado em blockchain. Além disso, a empresa envia um terrário como símbolo do compromisso ambiental.

Fundada em 2019, a Orbital começou com uma ideia despretensiosa que se transformou em uma referência no setor. Hoje, a startup se posiciona como a primeira na América Latina a desenvolver uma metodologia específica para neutralização da pegada de carbono em projetos tecnológicos, consolidando-se como um modelo de inovação sustentável no mercado digital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado