Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Natura celebra nova lei que proíbe testes em animais: “Conquista coletiva”, diz executiva

Empresa brasileira deixou de testar em animais há quase 20 anos e desenvolveu mais de 60 métodos alternativos; nova lei reforça ética na indústria cosmética.

Analice Nicolau

01/08/2025 16h00

imagem do whatsapp de 2025 08 01 à(s) 11.35.30 494bfcaa

Natura já usa mais de 60 métodos alternativos a testes em animais, muitos desenvolvidos internamente e reconhecidos internacionalmente. (Divulgação)

A recente sanção da lei que proíbe o uso de animais vivos em testes para cosméticos e produtos de higiene pessoal no Brasil marca um avanço histórico para o setor. A Natura, marca pioneira nesse movimento, eliminou completamente os testes em animais desde 2006. Essa iniciativa não foi apenas em seus produtos e matérias-primas exclusivas, mas também para toda a sua cadeia de fornecimento.

Desde então, a empresa tem investido continuamente na implementação e no desenvolvimento de métodos alternativos reconhecidos internacionalmente, como modelos computacionais in silico, testes in vitro envolvendo pele e outros tecidos reconstruídos em laboratório e tecnologias avançadas em parceria com centros de pesquisa como LNBio (CNPEM), USP e UFG. A companhia já dispõe de mais de 60 metodologias alternativas que garantem segurança e eficácia dos produtos, alinhadas às diretrizes de agências e comitês científicos globais.

imagem do whatsapp de 2025 08 01 à(s) 11.35.31 fede9d65
Nova norma impulsiona transformação responsável no setor da beleza no país.(Divulgação)

“A sanção dessa lei representa uma conquista coletiva da sociedade, da ciência e das marcas que escolheram trilhar um caminho mais ético e responsável. Para a Natura, é também um reconhecimento de uma jornada iniciada em 1998 e concluída há quase 20 anos. Seguiremos comprometidos com o avanço de métodos alternativos e com o fortalecimento de uma agenda regulatória que coloque o respeito à vida, em todas as suas formas, no centro das decisões.”, afirma Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura

Além das práticas em laboratório, a Natura tem uma atuação ativa em fóruns regulatórios e campanhas nacionais e internacionais pela proibição definitiva de testes em animais. Essa postura reforça o compromisso da marca com a inovação, a beleza responsável, que respeita a vida e prioriza o bem-estar dos consumidores e do planeta.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado