Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Multiplan apresenta lucro líquido de R$ 282 milhões no segundo trimestre de 2024

Companhia mantém crescimento de dois dígitos no período, impulsionada pelo sólido desempenho operacional, além dos projetos multiuso

Analice Nicolau

26/07/2024 18h00

whatsapp image 2024 07 26 at 16.01.49

whatsapp image 2024 07 26 at 16.01.49

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, na última quinta-feira (25), os resultados operacionais e financeiros do 2º trimestre de 2024. Um dos pontos altos do resultado foi o crescimento de 14% no lucro líquido no período, em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$282 milhões. No acumulado do semestre, a evolução foi ainda maior, de 21%, totalizando R$549 milhões. A teleconferência, com participação de executivos da Companhia, foi realizada na manhã desta sexta-feira (26).

A capacidade de crescimento contínuo da Multiplan, é refletida também em outros indicadores apresentados no 2T24. A receita líquida cresceu 7,4% no trimestre vs 2T23, somando R$ 540 milhões, sendo impulsionada pelo segmento imobiliário.

“Os resultados do período foram fruto também da estratégia multiuso da Companhia para desenvolver o entorno de seus shoppings, seja por meio de projetos diretos da Multiplan, como é o caso do Golden Lake ou de parceiros no banco de terrenos da empresa, como fizemos com a venda de três lotes próximos ao RibeirãoShopping. O objetivo é promover o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários integrados aos shoppings, um dos pilares estratégicos da história da Multiplan”, aponta Eduardo K. Peres, presidente da empresa.

Com aumento de 6,3% em relação ao 2T23, as vendas dos lojistas totalizaram R$ 5,6 bilhões, com um reflexo na redução do custo de ocupação, que chegou a 13%, o menor nível para um segundo semestre nos últimos cinco anos. No 2T24, o portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou taxa de ocupação média de 96%, sendo que quatro empreendimentos reportaram uma taxa superior a 98%. No período, a Multiplan apresentou um turnover de 1,4% da ABL total (equivalente a 12.433 m²), correspondendo a 124 novas lojas.

Outro destaque foi a recompra de ações no 2T24, que já superou o número registrado em 2023: foram 4,9 milhões de ações recompradas até junho, contra 4,7 milhões no ano de 2023 inteiro. Nos últimos doze meses, a empresa também retornou R$ 801 milhões aos acionistas via Juros sobre Capital Próprio e o Programa de Recompra de Ações.

Foram realizados ainda, 308 eventos no período, número 24,7% acima ao do 2T23. No acumulado do primeiro semestre, foram 629 eventos, sempre com objetivo de promover uma experiência completa ao consumidor.

Expansões e revitalizações:

A estratégia de crescimento de longo prazo da Multiplan segue focada em investir em seus ativos próprios, priorizando projetos de expansão e revitalização. No 2T24, foram realizados investimentos da ordem de R$270 milhões, incluindo quatro projetos de expansão, 14 revitalizações e a aquisição de participação minoritária no ParkJacarepaguá (RJ).

“Continuamos evoluindo rapidamente com as obras das expansões do DiamondMall (MG) e do ParkShoppingBarigüi (PR), que serão entregues em novembro, e os trabalhos no MorumbiShopping (SP) também seguem em ritmo acelerado. Outro marco recente foi a entrega das chaves aos novos lojistas do ParkShoppingBarigüi, que já está com 100% do centro médico locado e com mais de 90% das lojas comercializadas”, destaca o executivo.

Rio Grande do Sul:
A Multiplan investe no Rio Grande do Sul há quase 30 anos e esteve ao lado da sociedade, das prefeituras e do governo gaúcho durante as fortes chuvas que atingiram a região em abril. Importante ressaltar o movimento de reconstrução local e destacar que, após os eventos climáticos, os shoppings da Companhia já vêm observando uma recuperação significativa e importante. Mesmo diante dos desafios, as vendas no 2T24 cresceram 17,7% no BarraShoppingSul, e 4% no ParkShopping Canoas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. No Golden Lake, 63% das unidades já foram comercializadas.

Investimento em cultura:

Como parte da estratégia de entregar uma experiência cada vez mais ampla ao consumidor, a Multiplan segue promovendo cultura e lazer por meio de seus teatros e centros de eventos. Atualmente, esses espaços contam com mais de 18.500m², isso representa 2,1% da ABL total do portfólio de shoppings da Companhia. A iniciativa impulsiona o fluxo dos shoppings, ao mesmo tempo que estimula e promove o acesso à cultura no país.

No dia 11 de julho, a Companhia inaugurou o quinto Multiplan Hall no ParkShoppingSãoCaetano, em São Paulo. A empresa também conta com os teatros Multiplan, que recebem uma extensa programação cultural. Em agosto, será inaugurada a unidade do MorumbiShopping (SP) e, em breve, no PátioSavassi (MG).

Inovação:

Cerca de 2 milhões de usuários únicos utilizaram o aplicativo multi neste primeiro semestre do ano, um crescimento de 54% em relação ao ano anterior. No mesmo período, a ferramenta foi acessada cerca de 12 milhões de vezes por estes clientes, representando um aumento maior que 80%.

Em relação ao estacionamento, o Acesso Multi sem cancela está implementado em todos os shoppings (exceto o Parque Shopping Maceió) e já soma quase 900 mil cadastros, comprovando sua eficácia em levar conforto e comodidade aos clientes.

ESG:

Em junho, a Multiplan divulgou a 16ª edição do seu Relatório Anual de Sustentabilidade, destacando suas principais conquistas nos aspectos sociais, ambientais e de governança ao longo de 2023. Entre os destaques, tivemos 100% da energia dos shoppings provenientes de fontes renováveis, 100% dos shoppings com gestão adequada de resíduos, emissão de quase 18 mil toneladas de CO2 evitadas. Além disso, foi anunciada a expansão do Projeto de Escolarização para todos os shoppings da Companhia, a realização do Programa de Estágio e o treinamento de Compliance para 1, 8 mil colaboradores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado