Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Mr. Olympia Brasil Expo 2023 prevê crescimento e impacta mercado de nutrição esportiva no país

Segundo a Abenutri, crescimento será de pelo menos 9,6% até 2027. Musculação e influenciadores também são apontados como responsáveis por esse upgrade

Analice Nicolau

17/10/2023 16h00

O Mr. Olympia Brasil Expo 2023, maior evento de nutrição esportiva e moda fitness do país, acontecerá no Pro Magno, em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de outubro. A feira deve abrigar mais de 50 marcas, oferendo novidades para todos os aficionados por esse mercado que está em expansão.


“Não há dúvidas que esse crescimento passa pelo interesse da população pelos exercícios físicos, principalmente pela musculação, por eventos como o nosso, e pela força dos influenciadores digitais nesse segmento. Esperamos crescer 12% em relação à edição passada”, diz Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Promoções & Eventos, organizadora do Mr. Olympia Brasil Expo, em conjunto com a Musclecontest.

O Brasil é o segundo país com o maior número de academias, batendo a casa de 30 mil estabelecimentos afins, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde esses points de malhação ultrapassam 40 mil. Sendo mais exato, levantamento recente da Cortex, moderna plataforma de vendas, são 32.011 academias ativas no país.

Como se sabe, a musculação é um dos principais carros-chefes, sendo recomendada para pessoas de todas as idades. Com isso, o mercado de nutrição esportiva cresce junto, já que os resultados consistentes nessa modalidade passam pela suplementação alimentar. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), este crescimento será de pelo menos, 9,6% até 2027.
“Esses, digamos, musos da atividade física, que propagam os benefícios de wheys, creatinas e afins, acumulam muitos seguidores interessados pelo tema nas redes sociais. Renato Cariani, por exemplo, conhecido fisiculturista e empresário, mais Felipe Franco, também atleta e homem de negócios no mesmo segmento, além de deputado estadual, acumulam juntos, tranquilamente, mais de 10 milhões de seguidores no Instagram e no YouTube”, aponta Ana Paula.

Outro fator que ajuda a impulsionar o mercado da nutrição esportiva no país é a visibilidade que as competições de bodybuilding dão à pratica da musculação. Uma delas é justamente a disputa que ocorre no Mr. Olympia Brasil Olympia Expo, reunindo mais de mil atletas, que sonham os resultados alcançados por Felipe Franco e companhia. “O Brasil é referência mundial nessa modalidade. Nossos atletas são respeitados lá fora, e isso, com certeza, inspira os adeptos da musculação, mesmo quando não existe por parte deles o desejo de competir”, diz Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest.
Em termos de investimentos no bodybuilding, o Brasil só perde para os Estados Unidos e para os Emirados Árabes. Mas estamos chegando lá. Em breve, poderemos ultrapassar esses países. A edição 2022 do Mr. Olympia Brasil Expo atraiu 50 marcas de nutrição esportiva e moda fitness, acumulando R$ 50 milhões em negócios. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo evento. A edição de 2023 deve ultrapassar estas marcas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado