O escritor e publicitário Roberto Duailibi morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos. Ele era um dos principais profissionais do setor publicitário no Brasil, além de ser membro da Academia Paulista de Letras. Amigos e parentes se despendem de Duailibi no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.
Duailibi era carinhosamente conhecido como “o D da DPZ”. Em 1968, ele fundou a agência ao lado de Francesc Petit e Roberto Zaragoza, criando uma das empresas mais influentes do setor. A DPZ foi responsável por campanhas icônicas que marcaram época nas décadas de 1980 e 1990.
Além de sua contribuição marcante para a publicidade, Roberto Duailibi também se destacou como escritor e membro da Academia Paulista de Letras desde 2015, consolidando sua importância em diversas áreas da comunicação e da cultura brasileira.
Roberto Duailibi, filho de mãe brasileira e pai libanês, nasceu em Campo Grande (MS), em 1935. Ainda criança, aos doze anos, mudou-se para São Paulo. Na capital paulista, formou-se em 1956 pela Escola de Propaganda de São Paulo, atualmente conhecida como ESPM. Sua carreira profissional iniciou quatro anos antes de sua formatura, em 1952, na Colgate-Palmolive.
O velório de Roberto Duailibi está sendo realizado neste sábado (19), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, onde o sepultamento ocorrerá às 16h.