Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Mitre Galeria BH estréia “Marabunta”, mostra coletiva sobre colapso, memória e resistência na América Latina

Sob curadoria de Paulo Nazareth, os artistas Adán Vallecillo, Alejandro de la Guerra, Ana Tomimori, Aníbal Lopez, Bruno Baptistelli, Carolina Cordeiro, Edgar Calel, Jennifer Paiz, Jorge de Leon, Luana Vitra, Marcel Diogo propõem leituras viscerais sobre a condição latino-americana em tempos de crise, ruína e reinvenção

Analice Nicolau

18/08/2025 13h00

image processing20240529 259422 fxosp2 750x536

curadoria de Paulo Nazareth – Foto Ana Clara Martins

A Mitre Galeria, de Belo Horizonte, inaugura no dia 9 de agosto a exposição coletiva Marabunta, que reúne 12 artistas latino-americanos em um diálogo urgente sobre violência, memória e reconstrução social. Com curadoria de Paulo Nazareth e texto curatorial do pensador guatemalteco Leonel Juracán Lemus. A mostra apresenta esculturas, pinturas, instalações e intervenções que tensionam os limites entre arte, política e justiça.

unnamed
Obra de Alejandro de la Guerra. Foto: Divulgação

Participam da exposição os artistas Adán Vallecillo, Alejandro de la Guerra, Ana Tomimori, Aníbal Lopez, Bruno Baptistelli, Carolina Cordeiro, Edgar Calel, Jennifer Paiz, Jorge de Leon, Luana Vitra, Marcel Diogo e o próprio Paulo Nazareth. A exposição propõe uma reflexão crítica sobre os legados coloniais, a desigualdade social e a crise ecológica que marcam o presente latino-americano, ao mesmo tempo em que aponta para formas de resistência e reconstrução coletiva.

unnamed(2)
Obra de Marcel Diogo. Foto: Divulgação

Marabunta”, termo que designa um enxame coletivo e voraz de formigas, oferece um espaço de encontro para vozes diversas, onde experiências pessoais e políticas se entrelaçam para revelar as fissuras de uma realidade marcada pela violência cotidiana, pela expropriação de territórios, pelas heranças coloniais e pela devastação ambiental. Como essa força natural, a exposição simboliza tanto o caráter disruptivo quanto a urgência de reorganização e resistência diante dos escombros deixados pelo modelo econômico e social vigente.
 

A exposição “Marabunta” fica em cartaz na Mitre Galeria, em Belo Horizonte, com entrada gratuita, até 27 de setembro.

Serviço

Exposição: “Marabunta”
Curadoria: Paulo Nazareth
Texto curatorial: Leonel Juracán Lemus
Abertura: 9 de agosto de 2025, às 11h
Período: 9 de agosto a 27 de setembro de 2025
Local: Mitre Galeria – Rua Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto, Belo Horizonte – MG
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 19h | Sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita
www.mitregaleria.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado