Na busca pela aparência rejuvenescida e funcionalidade ocular, a blefaroplastia, cirurgia das pálpebras, tornou-se a melhor opção para pacientes de todas as idades. Contudo, a Dra. Patrícia Rocha, oftalmologista da clínica Códigos da Beleza em Brasília, esclarece mitos e verdades relacionados a esse procedimento.

Dra. Patrícia Rocha desvenda mitos e verdades sobre a blefaroplastia
Mito ou Verdade: A cirurgia de pálpebras não deixa cicatrizes.
Mito: toda cirurgia deixa cicatrizes, mas devido à pele das pálpebras ser a mais fina do nosso organismo e à localização estratégica das incisões, as cicatrizes geralmente tornam-se quase imperceptíveis. Segundo a Dra. Patrícia, isso ocorre porque além da pele ser muito fina, os cortes da cirurgia, são realizadas nos sulcos palpebrais na pálpebra superior e na linha bem abaixo dos cílios na pálpebra inferior, deixando dessa forma cicatrizes bem localizadas e discretas.

Dra. Patrícia Rocha explica Mitos e Verdades sobre blefaroplastia
Mito ou Verdade: Cirurgia de pálpebras à laser não tem corte.
Mito: a cirurgia à laser assim como qualquer outra cirurgia, também envolve cortes. A única diferença é que quem faz o corte é o laser ao invés do bisturi.
Mito ou Verdade: Pacientes jovens não operam pálpebras.

Dra. Patrícia Rocha na Clínica Códigos da Beleza
Mito: não existe idade mínima para realizar a cirurgia de pálpebras, existe indicação. O fator genético é um grande fator determinante para haver indicação ou não da cirurgia de pálpebras.
Mito ou Verdade: A cirurgia de pálpebras não pode ser combinada com outros procedimentos.
Mito: a cirurgia pode ser combinada com outros procedimentos durante a mesma intervenção cirúrgica. Inclusive é indicado para aproveitar a mesma anestesia.
Mito ou Verdade: Posso realizar fios de PDO junto com a cirurgia de pálpebra.
Verdade: é possível realizar fios de PDO durante a cirurgia, pois o médico pode aproveitar a anestesia.
Mito ou Verdade: A cirurgia de pálpebras é puramente estética.
Mito: além da indicação estética, a blefaroplastia também pode ter indicação funcional, aumentando campo visual e melhorando a visão.
Mito ou Verdade: Eu já operei pálpebras uma vez, não posso fazer essa cirurgia novamente.
Mito: pacientes que já passaram por essa cirurgia podem realizar novamente, desde que haja excesso de pele ou bolsas de gordura a serem retirados.
Mito ou Verdade: Toda cirurgia de pálpebras é igual.
Mito: a Dra. Rocha enfatiza que cada cirurgia é única, sendo individualizada com técnicas específicas para cada condição. Ao considerar a blefaroplastia, é crucial a avaliação personalizada para alcançar os melhores resultados.