Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Ministro do TCU visita CPQD e destaca papel estratégico do centro de inovação para o futuro tecnológico do Brasil

Durante visita, Aroldo Cedraz elogia projetos inovadores e fala sobre a importância do CPQD no avanço das telecomunicações e tecnologias quânticas no Brasil.

Analice Nicolau

18/03/2025 16h00

Atualizada 19/03/2025 11h30

jdb

da esquerda para direita: Maurício Huffel, Gledson Pompeu, Paulo José Pereira Curado, Sebastião Sahão Junior (presidente do CPQD), o ministro do TCU Aroldo Cedraz, Cristian Cunha, Rubens Fujiki Maeda e Júlia Santos. (Divulgação)

Com o objetivo de destacar a relevância do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) como um dos principais polos de inovação da América Latina, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, visitou a instituição em Campinas, na última sexta-feira, 14 de março. Acompanhado pelo presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, e outras lideranças, o ministro conheceu laboratórios, projetos de destaque e o Centro de Competência Embrapii-CPQD em Open RAN, que ganhou projeção internacional ao se tornar o primeiro do Hemisfério Sul a realizar testes Open Testing and Interoperability Center (OTIC).

imagem do whatsapp de 2025 03 18 à(s) 11.05.34 ab98b10a
Da esquerda para direita: Rubens Fujiki Maeda, Cristian Cunha, Sebastião Sahão Junior (presidente do CPQD), ministro Aroldo Cedraz, Gledson Pompeu, Paulo José Pereira Curado e Maurício Huffel

A visita ocorreu no contexto das iniciativas do TCU para impulsionar a transformação digital no país. De acordo com Cedraz, o CPQD é como um catalisador de avanços tecnológicos, principalmente em áreas como telecomunicações e tecnologias quânticas. “A visita ao CPQD teve como objetivo conhecer melhor o que é realizado na organização, seus profissionais, a direção e, acima de tudo, as potencialidades”, afirmou o Ministro.

Ele destacou ainda o momento histórico de aceleração tecnológica que o mundo vive. “Estamos atravessando um momento de desenvolvimento da humanidade, em que a velocidade sobre os avanços na área das telecomunicações e, especialmente, das tecnologias da informação como um todo é algo que não conseguíamos imaginar no passado”, disse. Para Cedraz, instituições como o CPQD são essenciais para que o Brasil não apenas acompanhe, mas também possa contribuir de forma significativa para esses avanços.

imagem do whatsapp de 2025 03 18 à(s) 11.05.51 d529e5ca
O presidente do CPQD e o ministro visitam os laboratórios do CPQD. (Divulgação)

O ministro também falou sobre o potencial do CPQD em conectar regiões remotas e escolas, além de alavancar a indústria nacional. “Quanto mais tivermos no Brasil instituições com as características do CPQD e com as tecnologias que aqui já são dominadas, nós, seguramente, poderemos dar grandes contribuições aos avanços da indústria brasileira”, afirmou.

imagem do whatsapp de 2025 03 18 à(s) 11.06.36 8eb03f8d
Gustavo Sinzato, Paulo José Pereira Curado e o ministro

Um dos pontos altos da visita foi a discussão sobre tecnologias quânticas, que estão sendo desenvolvidas no CPQD. Cedraz contou que considera esses projetos “de grande valor não só para o Brasil, mas para o mundo”, frisando sobre o papel estratégico do centro de inovação no cenário mundial.

Além de ressaltar a importância da instituição para a inovação tecnológica do país, a visita do Ministro do TCU ao CPQD também simboliza um alinhamento entre o setor público e a iniciativa privada para incentivar o desenvolvimento de soluções que podem transformar a realidade brasileira e global.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado