O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (24), em Natal, um investimento de R$ 47 milhões destinado à construção dos Dolfins de Proteção dos Pilares do vão navegável da Ponte Newton Navarro, localizada sobre o Rio Potengi, no Rio Grande do Norte. A medida faz parte de um plano de segurança para as embarcações que manobram nas proximidades do porto da capital. Além disso, o ministro confirmou investimentos em outras áreas estratégicas do Porto de Natal, incluindo reformas, dragagem e modernização de infraestrutura.
As obras, previstas para iniciar em janeiro de 2025, serão realizadas nos apoios 17 e 18 da ponte, com conclusão prevista para junho de 2026. A iniciativa integra uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o ministro, a intervenção garantirá maior segurança para as operações de navegação no Rio Potengi, além de melhorar o acesso ao Porto de Natal.

Durante o evento, Silvio Costa Filho também anunciou a destinação de R$ 8,5 milhões para a reforma dos armazéns 1 e 2 do Porto de Natal, que atualmente enfrentam problemas estruturais. Com o estado precário das instalações, a capacidade operacional do porto tem sido comprometida, gerando gargalos de produtividade. A reforma dos galpões será realizada com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e a execução ficará a cargo da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

Ainda dentro dos planos de modernização, o Porto de Natal receberá um sistema de energia solar fotovoltaica On Grid, com investimentos de R$ 5 milhões. As obras estão previstas para iniciar em novembro deste ano, e a conclusão é esperada para novembro de 2025. O sistema trará maior eficiência energética ao porto, reduzindo custos operacionais e contribuindo para a sustentabilidade da operação.

Outro grande projeto abordado pelo ministro foi a dragagem de manutenção no canal de acesso ao Porto de Natal. Com um aporte de R$ 60 milhões, o objetivo é melhorar a operação de navios de cruzeiro, expandindo a capacidade do porto para o turismo e comércio marítimo. As obras de dragagem têm previsão de início em junho de 2025 e término em março de 2026.
Esses anúncios reforçam o compromisso do governo federal com a melhoria da infraestrutura portuária no Rio Grande do Norte, integrando segurança, sustentabilidade e eficiência. O evento de assinatura do contrato para a execução das obras ocorrerá em dezembro deste ano.