Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Mário de Andrade é homenageado em exposição de biblioteca icônica da Alemanha

A mostra “As edições de Macunaíma” acontece a partir do dia 10 de maio

Analice Nicolau

09/05/2022 14h00

A mostra “As edições de Macunaíma” acontece a partir do dia 10 de maio (Foto: Agência O Globo)

Os trabalhos de Mário de Andrade são um verdadeiro marco para leitura brasileira, mas “Macunaím” foi um espetáculo a parte, em que o próprio autor considerava o livro como sua obra-prima. A partir desta terça-feira, 10, uma mostra chamada “As edições de Macunaíma” acontecerá em uma biblioteca de Berlim, na Alemanha, em homenagem ao brasileiro.


“Macunaím” foi publicado em 1928 e conta a história de um herói índio que dá o nome à obra. Com um personagem complexo e uma narrativa que prende o leitor, o livro foi e continua sendo um sucesso. A mostra contará com a edição da FTD Educação, lançada em 2016, e várias outras em línguas diferentes, além de ilustrações de Mariana Zanetti.


“Escolhi as ilustrações da Mariana pela captação de um desenvolvimento do desenho popular, pela matriz da xilogravura, que combina com a matriz indígena dos Ticunas. As ilustrações trazem curiosidade para o texto, sobretudo para os jovens, e incentivam a leitura desse clássico da literatura brasileira que tem tantas facetas”, explica a brasilianista e curadora da exposição Dra. Ute Hermanns.


O projeto de homenagem à Mário de Andrade e à obra que se tornou símbolo do Modernismo Brasileiro é também uma celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A mostra ficará disponível para os visitantes da biblioteca do Instituto Ibero-americano, um espaço icônico e ponto turístico obrigatório da capita alemã.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado