Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Marcos Freisinger: o empresário que foi de piloto de avião a dono de restaurante

Atuando no ramo alimentício, hoje Freisinger alça voos ainda mais altos

Analice Nicolau

15/08/2024 15h00

foto2 (17)

foto2 (17)

No início dos anos de 1990, Marcos Freisinger, já havia feito todos os cursos para se tornar piloto de avião. Com as dificuldades impostas pelas realizada política e econômica do Brasil no período, ele recebeu um convite, que foi o pontapé para a troca de rumos profissionais: saiu do aeronáutico para empreender no ramo alimentício.


“Meu irmão havia me convidado para montarmos um minimercado. Contudo, três anos depois, vendemos a empresa e resolvi abrir um restaurante”, relembra. Com isso, em 1995, nascia o Jabuticaba Gastronomia, que já foi criado no conceito self-service, por quilo. “E o principal motivo para trabalharmos desta forma, foi porque, normalmente, neste formato o trabalho é realizado de segunda a sexta-feira fazendo o negócio ser, principalmente, menos suscetível à crise”, acrescenta.


Marcos, já tinha tudo bem planejado, afinal, queria conectar a essência do restaurante com o País, especialmente, pela gastronomia rica que temos, originando o nome do estabelecimento, já decorado com itens do artesanato nacional. “Minha esposa estava lendo um livro sobre essências e, deste livro, ela elencou alguns nomes, que incluía Jabuticaba. Ao ler a lista, este nome me agradou bastante, ainda mais, quando pensamos sobre a relação com a brasilidade”, conta.


Marcos relata que iniciou durante a pandemia o cenário mudou, com a atuação no sistema delivery e com congelados, o que ainda hoje rende frutos. “Atualmente, inclusive pelo trabalho remoto, temos grande sucesso com a venda de alimentos ultracongelados, que vem crescendo exponencialmente “, afirma.


O público majoritário do Jabuticaba Gastronomia, segundo Marcos, são funcionários das empresas da redondeza do bairro Cerqueira César, ao redor da famosa Avenida Paulista, em São Paulo. E mesmo com um grande e fidelizado público, ele revela os principais desafios de empreender neste mercado. “É difícil conseguir uma boa margem de lucratividade, já que o Brasio tem uma economia instável e alta carga tributária. Além disso, na nossa localização, a concorrência é muito alta. Por isso, precisamos nos diferenciar”, atesta Marcos.


Marcos, comenta ainda que tem novos planos para o futuro próximo. “Até o final do ano, iremos inaugurar mais uma unidade na Barra Funda e, também, iniciaremos alguns eventos em nosso rooftop, na nossa unidade principal, localizada na rua da Consolação. Além disso, estamos explorando eventos diferente, como no dia 10 de agosto, que faremos a Feijuca do Jabu, em um buffet de feijoada com samba e músicas brasileiras”, finaliza o empresário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado