O Mês de Março marca um período de campanha para a conscientização do câncer de colorretal, também conhecido como câncer de intestino.
O Dr. Felipe Rocha Reis, especialista no assunto, ressalta a importância dessa campanha devido aos números de pessoas acometidas pela doença. “No Brasil esse é segundo tumor mais comum, tanto em homens quanto em mulheres. Sendo mais frequente em pessoas com 60 anos ou mais”, pontua.
Segundo o especialista, osfatores para o aparecimento dessa doença são: “herança genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo, baixo consumo de vegetais, consumo exagerado de alimentos processados, carne vermelha e bebidas alcoólicas”, enumera.
Quando se preocupar? O especialista relata também os sintomas mais comuns: “São o sangramento retal, sangue não visível nas fezes, perda de peso, dor abdominal e alteração do hábito intestinal”, alerta.
Mas é importante lembrar que pela alta incidência desta doença, é indicado que toda pessoa (mesmo sem sintomas) deva realizar uma colonoscopia a partir dos 45 anos de idade para identificar precocemente os sinais. “Mesmo com o primeiro exame normal, está indicada a repetição da colonoscopia a cada 10 anos”, acrescenta o especialista.
O especialista afirma ainda que pessoas com história familiar de parentes de primeiro grau devem fazer a colonoscopia antes dos 45 anos de idade.” Já as pessoas com os sintomas da doença devem procurar ajuda médica o mais rápido possível”, finaliza.