Com quase 20 anos de experiência, Ana Paula Villar se tornou a maior referência em unhas no Brasil e é inspiração para mulheres que, assim como a maioria, achavam que era impossível mudar de vida sendo manicure. Tudo começou com um favor a uma amiga de trabalho e um pequeno salão na garagem de casa. Agora, a carioca de Rocha Miranda coleciona fãs e seguidores por todo o mundo, viaja o Brasil ministrando palestras e cursos e está prestes a lançar sua linha de produtos para alongamento. Aos quase 50 anos, ela conquistou mais de 4 milhões de seguidores nas redes e se tornou a manicure que mais vendeu cursos no país.

“Desde quando comecei, em 2006, muita coisa mudou. Naquele tempo ninguém acreditava nessa profissão e eu fui uma das pioneiras. Mesmo assim, eu não tinha toda essa perspectiva de crescimento, sempre fiz unhas por amor, por mexer com a autoestima das clientes e talvez isso me trouxe onde estou”.
“Eu lá sou mulher de francesinha, p**?”- Alcione viralizou com a frase ao ouvir de seu assessor que precisaria fazer unhas discretas para uma publicidade. É que a cantora está acostumada ao brilho e a extravagância minuciosa de Ana Paula.
Com o cronograma de palestra e fazendo a gestão de sua empresa, Villar não está mais na cadeira de manicure, mas Marrom não abre mão de um espaço em sua agenda. “Os atendimentos são muito importantes e precisam de atenção. Por questão de prioridades, hoje não consigo mais exercer, a não ser para clientes que realmente fazem questão de algo diferenciado, como a Marrom, que está comigo há quase 8 anos”.
Apesar disso, ela confessa sentir saudades. “Gosto muito desse universo de salão, poder compartilhar da vida da cliente, experiências e histórias que ensinam a gente. É um ambiente muito gostoso e eu sinto falta daquela rotina louca, de terça a sábado, virando madrugadas”.

“Comecei a sonhar com algo totalmente personalizado, com o que era necessário para resolver os problemas que temos em mesa, no dia a dia. Sabemos que existem profissionais que não têm condições de oferecer um produto de melhor qualidade por causa do preço ou da desvalorização profissional. Por isso, procurei trazer algo acessível e com qualidade principalmente para ajudar ao público que começa assim como eu, com muita dificuldade.”
A linha de unhas Villar estará disponível a partir do dia 15 de abril, quando a empresária fará uma live falando sobre cada um dos 13 produtos, incluindo higienizante, desidratante, adesivador ácido, adesivador sem ácido, base em gel, selante, óleo de cutículas e 6 tonalidades de gel.
E a manicure quer ir além. “Quero tranformar o Instituto Villar, que hoje é muito mais online, em uma Fundação para apoiar, qualificar e orientar mulheres, gerar empoderamento e despertar novas empreendedoras”.
O desejo de instituir a Fundação é mais sério que gerar renda. “Tenho visto o crescimento da violência domestica, do abuso sexual, do feminicidio a cada dia, estamos perdendo as nossas mulheres e eu quero fazer com que elas entendam que podem trilhar o meu caminho, serem guerreiras, que não precisam de homens para ganhar o sustento e construir sua própria história”.
Villar destaca que entre suas alunas, conheceu mulheres que nem mesmo sabiam assinar o próprio nome, mas eram extremamente habilidosas para outros trabalhos. “Às vezes elas não acreditam que podem crescer porque não tiveram condições de estudar e se submetem a abusos. Eu quero ajudá-las a dar esse grito de independência”.
E para quem já está trilhando este caminho, a empresária destaca que o segredo é saber o que quer, se profissionalizar ou se atualizar e diante do crescimento, manter a humildade.
“Sempre fui humilde e contínuo da mesma forma, mas hoje realizo sonhos que nunca imaginei, como dar conforto aos meus filhos, uma boa educação, um plano de saúde… Coisas que parecem básicas, mas não são. Eu não tive na minha infância e lido com gente que rala muito para ter menos que isso.”
Começando quase “por acidente”, quando recebia elogios no bairro pelas unhas que fazia, ela conta que lembra todos os dias dessa fase para manter os pés no chão.
“Sempre vou lembrar que eu comecei na cadeirinha do meu filho, na garagem, na soleira da porta, na área de serviço da cliente, nunca vou me esquecer de onde eu vim. É isso que me mantém de pé e sempre querendo evoluir”, finaliza.
Fotos | Créditos: @joprazeiro
Ana Paula Villar nas redes:
www.youtube.com/colanavillar
https://www.instagram.com/colanavillar/