Os jornalistas e apresentadores Luís Felipe Honório e Fernando Lima conquistaram o público com o mais novo sucesso do telejornalismo: ‘Manhã América’. O telejornal diário ganhou as graças do público mineiro e paulista pelo horário (de segunda à sexta 11h da manhã) e pela prosa de amigos juntando com conteúdo de entretenimento e dia a dia. Mas mesmo em formato digital, o jornal também tem seus desafios.
“Manhã América” abusa da formula do improviso e tem a liberdade como válvula da atração, mesmo sendo em emissora pequena do interior do estado de Minas Gerais (Pouso Alegre), a liberdade dos apresentadores aliada com uma boa “conversa de bar” rende um público diário que há muito não se via na emissora. Para o apresentador Felipão, apaixonado por rádio e televisão comandar a programação foi um desafio prazeroso.
“É um desafio comandar um programa jornalístico diário ao vivo, mas posso dizer que toda a equipe faz grande diferença, e aqui conseguimos levar a notícia e os assuntos de uma maneira leve, objetiva e com muita interação do público, o que nos motiva ainda mais”, comentou o jornalista.
Convidado pelo do dono da emissora, Vlad Malagi, para comandar o programa, o convite foi estendido para Fernando Lima, jornalista, que atua na área desde 1994. Com grande peso no Sul de Minas e regiões paulistas, Fernando foi fundamental para o jornal, já que é um dos jornalistas mais seguidos no Facebook (aproximadamente mais de 50 mil seguidores). O jornal é transmitido pelo site e
Fernando contou que “Fui repórter, editor e diretor de redação em jornais impressos, desde 2018 deixei as redações para me dedicar exclusivamente nas redes sociais. Integrar o time do jornal o desafio é criar no telespectador o hábito de assistir diariamente o programa, dentro do horário proposto, das 11h ao meio-dia. E assim como em qualquer jornal, temos nossos desafios, mas é muito bom poder trabalhar com assuntos tão importantes e essenciais, principalmente no momento atual”, comentou.
Com exclusividade para o Jornal de Brasília, o apresentador ainda completou: “Futuramente vamos propor a direção da Rede América a ampliação do horário. Nosso projeto é ter 2 horas de programas e novos quadros e atrações”.
Para Felipão, o sucesso com mais de 30 mil telespectadores por dia é a aproximação com a internet e também a pandemia. “O fato de as pessoas estarem em casa, por causa da pandemia, ajudou na audiência e a consumir o conteúdo. Temos uma média de 250 mensagens por programa”, comemorou.
Os assuntos de cotidiano, regional, estadual e nacional, atinge as cidades de Paraisópolis, Três Corações, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Mirassol e São José do Rio Preto (cidades que a Rede América é retransmitida).
O programa, nestes três meses, já rendeu nove patrocinadores fixos, e com os parceiros mensais já são mais de 15. Ainda de acordo com o jornalista, há premiações semanais para os participantes, o que aumenta ainda mais as interações.
“Estamos muito surpresos com a quantidade de apoiadores, anunciantes e aceitação do público. Sabíamos que teríamos pessoas interessadas no conteúdo, mas a recepção foi surpreendente. Dessa maneira, nosso contrato de um ano com a emissora, com certeza, pode ser renovado e podemos fazer grande história na televisão sul mineira”, celebrou Felipão.
Não é novidade que as emissoras pequenas estão se adaptando com a fuga do dinheiro para o meio digital, mas sem querer querendo a Rede América ganhou um bom combustível comercial para este ano tão sacrificante.
O Programa Manhã América TV é AO VIVO nas segundas, quarta e sexta-feira. Tem Reprise na terça, quinta e sábado. Das 11h ao meio-dia.
Sintonize: Pouso Alegre Canal 3.1 HD, Paraisópolis canal 24, Três Corações canal 40, Bueno Brandão canal 35, Belo Horizonte e grande BH, canal 59,1 HD. e em São José do Rio preto, e Mirassol Canal 46.1. HD.

