Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Lula Passa Bem Após Hemorragia: Sem Comprometimento Cerebral, Dizem Médicos

Equipe médica do Sírio-Libanês afirma que o presidente não terá sequelas e pode retomar atividades na próxima semana

Analice Nicolau

10/12/2024 13h04

17338305236758277b05c3e 1733830523 3x2 sm

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido a um procedimento para drenar um hematoma intracraniano. Segundo os médicos, a hemorragia não afetou nenhuma função cerebral, e Lula já apresenta quadro estável, lúcido e comunicativo.

7a2cf8ff81dce98de443a26fbb22c4f8
Após procedimento de drenagem, presidente apresenta evolução positiva e permanece sob cuidados

De acordo com o médico Roberto Kalil, que lidera a equipe responsável pelo caso, o procedimento realizado, conhecido como trepanação, envolveu uma pequena perfuração no crânio para inserção de um dreno, permitindo a remoção do sangue acumulado entre duas camadas da meninge. “O hematoma foi completamente drenado. O mais importante é que ele não sofreu trauma cerebral e não terá sequelas”, afirmou Kalil em entrevista coletiva.

A internação ocorreu por precaução, após o presidente apresentar sintomas gripais e dor de cabeça intensa durante a madrugada. Exames iniciais realizados na unidade do hospital em Brasília apontaram a hemorragia, e Lula foi transferido para São Paulo, onde recebeu o tratamento adequado.

Médicos descartam sequelas e destacam a rápida resposta ao tratamento no Hospital Sírio-Libanês | Foto Fabíola Perez / UOL

Kalil destacou que o presidente reagiu bem ao procedimento e que os orifícios feitos no crânio são pequenos e cicatrizarão espontaneamente. Durante o período de observação de 48 horas na UTI, Lula está acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, sem restrições alimentares ou de comunicação.

A equipe médica prevê que o presidente poderá retomar suas atividades oficiais já na próxima semana. “O objetivo do procedimento foi evitar qualquer pressão do hematoma sobre o cérebro, o que foi alcançado com sucesso. Ele está em plena recuperação”, concluiu Kalil.

Com 48 horas de monitoramento, o cenário inspira confiança, reforçando o quadro de estabilidade na saúde de Lula.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado