O Instituto Luisa Mell (ILM), que trabalha desde 2015 no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção, é o novo parceiro na Plataforma de Propósitos da Órama. Para ajudar o Instituto Luisa Mell pela plataforma, é preciso se cadastrar e abrir uma conta. O passo seguinte é escolher entre os mais de 650 fundos de investimentos, ações, títulos de renda fixa, previdência privada, seguros, câmbio, entre outros. A partir da receita que os investimentos geram às instituições financeiras, 50% vai automaticamente para o instituto.
“Há muitos anos meu sonho não é apenas salvar os animais, mas mostrar para o meu público que, juntos, somos capazes de transformar a triste realidade em que vivemos. Animais ainda são tratados como coisa, explorados e negligenciados, e somente com nossa voz e nossas ações conseguimos transformar vidas”, explica Luisa Mell, fundadora do ILM.
“A Órama é mais um parceiro que o Instituto Luisa Mell tem o prazer de ter junto! Precisamos de mais empresas que estejam dispostas a crescer com um verdadeiro pilar social. Sei que o mundo dos investimentos ainda é novo para muita gente, mas sempre acreditei na força que a informação tem. Se não sabemos, não podemos agir. Agora todo mundo vai saber que pode investir e ajudar aqueles que não têm voz. Ver uma empresa de mercado financeiro genuinamente preocupada com causas sociais é o que me dá forças e faz acreditar que seguimos no caminho”, completa.
Os valores arrecadados ajudarão a manter a ONG, que conta com um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos e animais de médio porte, como cavalos, bois, porcos, cabritos, todos resgatados das ruas, para proteger, alimentar e dar um lar enquanto não são adotados. O espaço tem um centro cirúrgico com atendimento veterinário 24 horas.
“A Plataforma de Propósitos mostra como o mercado financeiro tem a capacidade de impulsionar um mundo mais igualitário e justo. Ter o Instituto Luisa Mell conosco é um prazer, estávamos mesmo em busca de uma instituição que apoiasse a causa animal e foi um ‘casamento feliz’”, afirma Dedé Eyer, CMIO da Órama e idealizador do projeto. “A ideia é ampliar cada vez mais o número de parceiros beneficiados. Temos uma equipe especializada que vem fazendo uma triagem de ONGs e institutos que ajudam no desenvolvimento do país e na construção de uma sociedade melhor”.
Pioneira no país, a iniciativa foi lançada em outubro de 2020 com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e o Instituto Desiderata. Já em 2021, entraram quatro novos parceiros: o ILM, a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Phi e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). A ideia é que os clientes escolham as causas que querem apoiar, sejam elas sociais, culturais, ambientais, educacionais ou esportivas.
A Plataforma de Propósitos possui um portfólio de produtos com mais de 650 fundos de investimentos, ações, títulos de renda fixa, previdência privada, seguros, câmbio, entre outros. Não há cobranças na abertura e manutenção de conta. O cliente escolhe o produto de investimento mais adequado ao seu perfil ou faz a portabilidade, obtendo o mesmo rendimento que teria onde seus recursos estavam aplicados. Dessa forma, pode ajudar uma causa com a qual ele tem afinidade, sem desembolsar nada a mais por isso. O modelo é possível através do white label, formato de negócios em que a plataforma de investimentos é customizada para as organizações parceiras. O projeto tem um desenho sustentável, porque gera um recurso financeiro recorrente às organizações sociais e humanitárias, sem que o cliente perca qualquer rentabilidade em seus investimentos.

