A nova temporada de Sexta Black estreou recentemente no canal GNT (filiada da tv Globo), e a apresentadora, escritora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Genót resolveu tirar umas férias de três semanas, já que seu segundo livro está em processo de finalização. O destino de Luana e sua família? Paris, a cidade luz, que encanta pela beleza, bom gosto e por seus pontos turísticos.
A viagem foi marcada por um reencontro com o amigo e fotógrafo Mario Epanya que registou Luana e sua filha Alice (3 anos) em um momento alegre e descontraído em frente a um dos maiores pontos turísticos do mundo e ícone parisiense, a Torre Eiffel.
Em conversa com a Redação, Genót conta: “Eu conheci o Mário em 2008 quando eu era modelo trabalhando para uma agência em Paris. Em 2011, ajudei a trazer sua exposição ‘Glamazonia’ à PUC-Rio junto com um debate de como poderíamos ampliar a presença negra na moda. No Rio, ainda organizamos shootings dele com modelos negros como Júlia Gravano e Fábio Nazário e, desde então, já fizemos centenas de fotos juntos. É um shooting a cada encontro para eternizar o momento”.
Nascido em Camarões, na África Central, Mario Epanya, sempre demonstrou interesse pelo desenho e em 1996, durante um evento de moda em Douala, fez sua estreia lançando sua primeira coleção Queens of Africa – retratos imaginários de Cleópatra, Makeda, entre outras. Além de sua técnica e aptidão serem aclamadas pela imprensa, Mário enxergou uma nova alternativa. Poucas horas antes do show (forma como são chamados os desfiles no exterior), ele se prontificou a maquiar algumas modelos após um dos maquiadores oficiais do evento se ausentar. O sucesso foi instantâneo, as modelos presentes e maquiadas por Mario se transformaram em deusas e seu trabalho caiu no gosto do público.
Como resultado, ele trabalhou em vários shows e editoriais de moda em Camarões e Nigéria antes de se mudar para a França em 2000, e se tornar um maquiador profissional, levando seu trabalho a produções cinematográficas e atuando como maquiador para publicações de moda renomadas como FHM e Vogue. No ano de 2007, ele lançou Mario Epanya Productions e criou buzz online ao propor uma edição da Vogue Africa para a Condé Nast. Em 2011 ele produziu GLAMAZONIA, uma série de imagens em preto e branco dedicadas à beleza negra. Em 2017, ano em que comemorou seus 10 anos como fotógrafo de beleza, Epanya publicou BEAUTIFUL, A Celebration of Black Beauty.
Ainda relatando sobre a história e amizade, Luana declara: “Nós temos uma proximidade de ideais também muito forte. Desde que conheci Mario sempre teve interesse em colocar pessoas negras como protagonistas e eu quero muito que o Brasil descubra seu enorme potencial”, finaliza Luana.
Confira os lindos cliques com Luana Genót e sua filha, feitos por Mario Epanya.


