Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Lidia Cunha representa Construtora Lotus no Greenbuilding Brasil 2024

Com foco em construções sustentáveis, a gerente de sustentabilidade discutirá certificações LEED e inovação em projetos como o Lotus Prime e Lotus Tower

Analice Nicolau

07/11/2024 16h30

Greenbuilding Brasil e Inovar Sinduscon RS reunirão em 2024 especialistas da construção civil para debater práticas sustentáveis e inovações do setor; Lidia Cunha, da Construtora Lotus, falará sobre as certificações LEED dos empreendimentos da companhia.

A Construtora Lotus, especializada em construções sustentáveis e conhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente, será representada pela gerente de sustentabilidade e ESG, Lidia Cunha, no Greenbuilding Brasil 2024 e no Inovar Sinduscon RS, maior evento latino-americano voltado à construção sustentável. Cunha será palestrante e abordará as estratégias e os desafios enfrentados pela Lotus para obter certificações de alta qualidade em sustentabilidade, como a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em empreendimentos icônicos como o Lotus Prime e o Lotus Tower.

Na palestra intitulada “Lotus Prime e Lotus Tower – Desafios e Estratégias para Certificação LEED”, Cunha discutirá as soluções inovadoras e os esforços da Lotus para alinhar projetos corporativos a rigorosos padrões ambientais. Em suas palavras, “Compartilhar nossas experiências e desafios no caminho para a certificação LEED nos permite inspirar e contribuir com outras empresas e profissionais que também estão buscando alternativas mais sustentáveis para a construção civil. A sustentabilidade é um compromisso diário”, afirmou Cunha, destacando que a empresa vê o conceito de sustentabilidade como essencial em cada fase do desenvolvimento de seus empreendimentos.

Os projetos da Lotus têm se destacado pela eficiência e pelas práticas ambientais adotadas. O Lotus Prime, por exemplo, é um prédio Triple A de 4.400 m² e sede da Delegação da União Europeia no Brasil, que obteve a certificação LEED Gold Core and Shell v4.0 e LEED Commercial Interiors v4.0. Essas certificações garantem que o prédio atenda a rigorosos critérios de eficiência energética, economia de água e uso de materiais sustentáveis. Com sistemas de reaproveitamento de água e paisagismo com espécies nativas, o Lotus Prime é projetado para minimizar o impacto ambiental, mantendo alto padrão de qualidade de vida para os ocupantes.

Já o Lotus Tower, que está em fase de construção e terá mais de 170.000 m², promete ser um marco em sustentabilidade, aplicando tecnologias e práticas que elevam os padrões de eficiência energética. O projeto do Lotus Tower é baseado nos conhecimentos adquiridos no Lotus Prime e visa a certificação LEED com um foco ainda maior em inovação e responsabilidade ambiental.

Lidia Cunha atua na Lotus desde 2019 e acumula vasta experiência em projetos corporativos que buscam certificações ambientais. Formada em Edificações e graduada em Engenharia Civil, ela está atualmente concluindo uma pós-graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas. Cunha considera que eventos como o Greenbuilding Brasil 2024 e o Inovar Sinduscon RS são fundamentais para fortalecer o compromisso de empresas com a sustentabilidade, pois promovem a troca de experiências e o avanço de práticas ambientalmente responsáveis.

Fundada em 2018, a Construtora Lotus é comandada pelos irmãos Luiz Felipe Hernandez e Ruy Hernandez e mantém um portfólio que abrange desde construções residenciais até grandes empreendimentos corporativos. A empresa, com sede em Brasília, se destaca por sua visão inovadora, comprometimento com a qualidade construtiva e uma abordagem pioneira em arquitetura e sustentabilidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado