Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Lavínia Vlasak dá voz à menopausa e quebra o silêncio sobre sintomas invisíveis

Em episódio do Conexão VivaBem, atriz compartilha sua vivência com a perimenopausa e médica esclarece impactos pouco conhecidos dessa fase na vida da mulher

Analice Nicolau

25/06/2025 11h00

jdb

Sem tabus, Lavínia Vlasak compartilha sua jornada com a perimenopausa no Conexão VivaBem. Irritabilidade, distúrbios do sono e autoconhecimento são temas da conversa com Flávia Alessandra.

No Conexão VivaBem, exibido pelo Canal UOL, a atriz e empresária Lavínia Gutmann Vlasak trouxe uma conversa aberta e necessária sobre menopausa e saúde feminina. Ela falou, sem tabus, sobre os desafios da perimenopausa – fase que antecede a última menstruação.

img 20250625 wa0005
Lavínia Vlasak fala abertamente sobre os desafios da perimenopausa no Conexão VivaBem. ‘A gente esquece de olhar para as nossas próprias fases’, revela a atriz.


Durante o bate-papo com a apresentadora Flávia Alessandra, Lavínia compartilhou sua experiência pessoal que requer um olhar para si mesma. Entre os sintomas citados, ela destacou episódios de irritabilidade, alterações no humor e distúrbios do sono. “Eu tive a Estela com 35/36 anos. Depois, a gente começa a se preocupar com a fase da vida dos filhos e esquece de olhar para as nossas próprias fases”, contou a atriz.


A ginecologista convidada, Dra. Patricia Magier, reforçou que muitas mulheres apresentam sintomas mesmo antes de acabar a menstruação. Ela alertou para sinais menos conhecidos, como ombro congelado, zumbido nos ouvidos, alterações de memória, cansaço extremo e o surgimento da temida “pochete abdominal”.

img 20250625 wa0002
Entre emoções intensas e noites mal dormidas, Lavínia compartilha sua experiência com os sintomas da menopausa e incentiva outras mulheres a se escutarem mais.


Outro tema abordado foi a queda dos níveis de estrogênio, que pode causar neuroinflamação, influenciar o humor e provocar sintomas físicos inesperados. Segundo a médica, 76 sintomas diferentes já foram associados à menopausa, incluindo os chamados “destemperos emocionais”.


“A menopausa ainda é muito associada ao etarismo. Existe uma dificuldade em admitir que estamos envelhecendo”, destacou a Dra. Patricia Magier. Ela reforçou a importância de buscar orientação médica precoce para avaliar a possibilidade de terapia de reposição hormonal, quando indicada.


Assista ao bate-papo na íntegra:


Conexão VivaBem
O Programa vai ao ar toda terça-feira, às 21h, no Canal UOL na TV e também é transmitido no YouTube de VivaBem.

O Canal UOL está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado