Com mais de 5 milhões de inscritos no seu canal oficial no Youtube, a Jovem Pan se mantém como um dos maiores grupos de mídia do Brasil.
O crescimento exponencial da emissora na plataforma é 100% orgânico e resultado de uma série de iniciativas: inovações na grade da programação, conteúdo diferenciado, cobertura de notícias do Brasil e do mundo, respeito à diversidade de ideias e à democracia. Além disso, o YouTube confere ao público a possibilidade de acompanhar os programas em tempo real e os cortes dos melhores momentos da programação gratuitamente.
E a Jovem Pan não só é líder na quantidade de inscritos, como de visualizações na plataforma.

“O alcance da liderança no número de inscritos e de visualizações no nosso canal no Youtube muito nos alegra. É um grande reconhecimento ao enorme esforço de todos do Grupo Jovem Pan e uma mostra de que estamos fazendo um bom trabalho e trilhando o caminho certo. Continuaremos trabalhando com muito profissionalismo, dedicação e seriedade para sempre oferecer aos nossos ouvintes a melhor cobertura jornalística e também em entretenimento”, afirma a Coordenadora de Youtube da Jovem Pan, Luisa Sena.
De olho no crescimento e na manutenção do espaço já conquistado nas mídias sociais, a emissora tem investido na ampliação da sua equipe, da quantidade de pílulas e programas que disponibiliza em seu canal no Youtube e no aprimorado das técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) para facilitar a localização de seus vídeos. Segundo Luísa, o número de comentários nos vídeos varia de acordo com o mês, mas também vem aumentando exponencialmente. Em março de 2022, por exemplo, foram 325.797 comentários no canal. Já em abril, esse número subiu para 457.301.

Outro marco do Grupo Jovem Pan é o crescimento do canal do Pânico no Youtube, que ultrapassa a marca de 3 milhões de inscritos. O sucesso do programa na rede está diretamente ligado à estratégia que a produção adotou de adaptar os vídeos para que eles conversem cada vez mais com a audiência.
“Antes os cortes eram feitos por blocos de perguntas e resposta, mas ao observar o comportamento do público, notamos que as imitações, brincadeiras, interações entre o casting e mesmo as “tretas” geram bastante repercussão, então mudamos o estilo de cortes”, explica Luisa.
Natália Barão, redatora de YouTube do Pânico, assiste ao programa completo para não perder nenhum desses momentos essenciais, que a ajudam a aprimorar os textos com brincadeiras e memes que fazem sentido para a audiência. Além disso, o editor do canal no YouTube, Kevin Ruffo, produz thumbnails (imagem em miniatura) e artes para a comunidade, que também trazem um estilo descontraído. A produção do Pânico também tem aperfeiçoado as técnicas de SEO nos vídeos para que eles atinjam mais pessoas e utilizado mais ferramentas que provocam o engajamento com o público.

“O programa ocupa um nicho bastante único e o crescimento do canal também ocorre de maneira orgânica. O recorde do número de inscritos comprova a relevância do Pânico e a sua capacidade de adaptação aos novos tempos digitais, além, é claro, da aceitação e preferência do público. O número de comentários nos vídeos da atração varia bastante de acordo com os entrevistados. Entretanto, o canal tem uma média de mais de 46 mil comentários por mês em 2022”, conclui a Coordenadora de Youtube da Jovem Pan.