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Analice Nicolau
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Jornalista Rick Nóbrega veta marcas Pinkmoney em seu site e expõe o etarismo crescente na Geração Z

Fundador do DeuClick veta empresas que só apoiam a causa LGBTQIA+ em junho e alerta: “etarismo vem com força e traz à tona solidão gay”.

Analice Nicolau

18/06/2025 12h00

jornalista e assessor rick nobrega na parada do orgulho lgbtqia

Rick Nóbrega alerta sobre pinkmoney e pinkwashing de marcas oportunistas.

Rick Nóbrega, 42 anos, paulistano, jornalista, assessor, sexólogo (não atuante) e fundador da agência de PR e site DeuClick, especializado em comportamento jovem (Gen Z e Y), segue sendo uma das vozes mais potentes na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ em São Paulo. Em uma decisão que reverbera no mercado, ele anunciou que seu site não publicará mais marcas que usam a causa LGBTQIA+ apenas como estratégia de marketing em junho, sem políticas reais de inclusão. A medida coincide com a 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que será realizada em 22 de junho, cujo tema é “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro” e expõe um problema pouco debatido: o etarismo dentro e fora da comunidade.

parada do orgulho
Decisão veio após casos como o de uma marca de energético que lançou campanhas em junho, mas não tinha políticas para funcionários LGBTQIA+.


Considerada a maior do mundo e organizada pela APOLGBT-SP, a Parada deste ano pretende dar visibilidade aos desafios de pessoas LGBTQIA+ que, ao envelhecer, enfrentam abandono, falta de políticas públicas e o peso do etarismo — inclusive dentro da própria comunidade.


“Pensamos em fazer um documentário sobre esse tema já faz um tempinho devido aos problemas com aposentadoria. Muitos não são CLT, outros deslumbraram com a juventude e gastaram tudo que tinham. Alguns saíram do armário já maduros e foram abandonados pelas famílias que formaram enquanto se prendiam no armário por uma vida”, diz Rick.

gays idosos
Idosos LGBTQIA+ enfrentam abandono, falta de aposentadoria e rejeição até dentro da própria comunidade.


Ele ainda pontua que o novo cenário social, marcado pela virtualização das relações e o crescimento de relações abertas, impacta diretamente no senso de pertencimento. “A geração Z encanta pela beleza, mas traz uma força no etarismo nunca vista antes. Tudo isso traz à tona a solidão gay de uma forma diferente”, afirma Nóbrega.


Mesmo sendo uma comunidade historicamente atacada, Rick lembra que muitos preconceitos ainda são reproduzidos internamente. “A gente também discrimina — por classe, peso, cor. A sabedoria da Parada foi jogar luz nisso agora”, afirma.


Com trajetória marcada pelo pioneirismo, Rick Nóbrega dirigiu o primeiro documentário sobre a Parada LGBTQIA+ de São Paulo, “Parada do Orgulho LGBTT SP – O Outro Lado do Arco-Íris”, lançado em 2007 e infelizmente ainda bem atual. Ele agora chama atenção para outro tema tão necessário quanto invisibilizado: o envelhecimento da população LGBTQIA +.


Apesar de não produzir nenhum projeto audiovisual específico este ano, o DeuClick tomou uma decisão firme e simbólica de vetar a publicação de marcas que só lembram da comunidade em junho, mas não possuem políticas reais de inclusão e diversidade. “Para que uma nota, matéria sobre produtos ou serviços como vimos recentemente de uma marca de energético seja validada pelo editorial do site, a gente pergunta em resposta ao release: existe licença paternidade para casais gays cis ou trans? O parceiro pode entrar no plano de saúde? Existe comitê da diversidade? Se a resposta é não e não tivermos nenhum conhecimento sobre a empresta, a gente não divulga nem em junho e nada daquela empresa o ano inteiro ou melhor nunca mais até um novo posicionamento. Pink money, aqui, não entra mais”, declara Rick.


Além do veto, o DeuClick promete soltar uma curadoria pós-Parada com denúncias e pautas afirmativas de um levantamento feito com mais de 30 marcas. Para Nóbrega, a luta não é só por visibilidade, mas por dignidade em todas as fases da vida

Assista ao documentário “Parada do Orgulho LGBTT SP – O Outro Lado do Arco-Íris” (2007), de Rick Nóbrega.

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