Jeremias Rodrigues, renomado corretor de imóveis e proprietário de uma imobiliária de alto padrão com seu nome, está marcando presença no cenário digital, não somente através dos vídeos dos imóveis, mas também de suas reflexões. Uma delas, que incluía um vaso de planta que mudou de ambiente e cresceu muito, atingiu 70 milhões de visualizações no Instagram, em apenas 70 dias. Com uma carreira consolidada de 30 anos no mercado de imóveis de alto padrão, Jeremias observa de perto a transformação do setor imobiliário das ofertas do físico para o digital.
No YouTube, a plataforma de vídeos mais popular do mundo, seus conteúdos acumularam mais de 4 milhões de visualizações. O diferencial do corretor está em sua abordagem única e espontânea que cativa o público, criando uma conexão que vai além da mera apresentação de imóveis e transações imobiliárias.
“É como se estivesse conversando com amigos e não vendendo”, comentou um seguidor sobre a sua forma de apresentar os imóveis, evidenciando a proximidade que Jeremias consegue transmitir por meio de seus vídeos. Não se limitando a simples apresentações de imóveis, seus vídeos oferecem reflexões também sobre a vida, tornando uma experiência única para os espectadores.
Ele ressalta a importância de habilidades aprimoradas para lidar com as redes sociais, compreender o público-alvo e comunicar-se de maneira eficaz. Além disso, Rodrigues revela a importância de se especializar em uma região, sublinhando que essa abordagem agrega mais valor do que estratégias antigas do corretor querer atender a todos em todos os lugares. “O corretor tem que escolher um determinado nicho e área, para atuar fortemente naquela região. Os vídeos passaram a ter muito mais valor do que uma foto do imóvel e apenas apresentar características como tamanho e área construída. Isso há muitos anos não faz sentido, e não engaja”, afirma o corretor de alto padrão.
O cenário atual do mercado imobiliário corrobora com a visão de Rodrigues. Dados da Brain Company revelam um aumento significativo no lançamento de imóveis acima de R$ 1,5 milhão nas 25 capitais e regiões metropolitanas do Brasil, com crescimento de 34,1% no terceiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. O valor geral de venda dessas unidades cresceu 17,9%, impulsionando o mercado de luxo a movimentar mais de R$ 70 bilhões em 2022, segundo a pesquisa realizada em parceria com a Vogue.
Conforme Rodrigues, o mercado imobiliário está em constante transformação e exige que os profissionais estejam atualizados e alinhados com a tecnologia. Ele também ressalta a importância de ter um bom CRM, gerenciamento eficiente de clientes, um site robusto e uma forte presença nas redes sociais.
“Não se trata apenas da quantidade de seguidores, mas da qualidade e relevância desses seguidores para o nicho específico em que atua e daquilo que você oferta. É necessário uma capacidade grande de interagir com muita iniciativa e criatividade, porque quanto maior a sua habilidade de comunicação e de transmitir emoção, fazendo o potencial comprador vivenciar-se no imóvel, maior a sua possibilidade de sensibilizar o público certo”, enfatiza o corretor.
Lidar com as expectativas exclusivas de clientes que buscam imóveis de alto padrão requer, segundo Jeremias, não apenas atender às expectativas do proprietário na apresentação do imóvel, mas também compreender as demandas dos compradores. Ele destaca a importância de identificar as verdadeiras necessidades dos clientes e fazer uma apresentação eficaz, eliminando dúvidas durante a visita à propriedade. Exatamente por isso, ele diz que costuma entrevistar os proprietários antes das gravações, para transmitir exatamente o motivo pelo qual construíram o imóvel, assim como as experiências vividas neles.
A questão comercial também é muito importante. “O primeiro erro que os corretores que não atuam no segmento de alto padrão cometem é o do deslumbramento. Por não estarem familiarizados com imóveis de alto padrão, ficam impressionados com o imóvel e acabam avaliando por um valor acima do que o mercado paga, fazendo o proprietário esperar muito mais tempo para vender, o que seria evitado se o imóvel fosse devidamente precificado. “Em Campos do Jordão, que é a área que eu mais atuo pessoalmente, tenho dezenas de imóveis à venda, e é perceptível aqueles que não foram adequadamente avaliados.”, finaliza Jeremias; enfatizando que o mercado continua em ascensão, exigindo cada vez mais a necessidade de profissionais qualificados, com um bom conhecimento de tecnologia, mas principalmente com muita habilidade de se comunicar e lidar com pessoas.