Luís Roberto Faria Hellmeister, Delegado da polícia de Itapecerica da Serra, juntamente com o Prefeito Francisco Nakano, inauguraram um abrigo temporário para mulheres vítimas de violência doméstica nesta quarta-feira (26). A preocupação da região metropolitana se baseou nas mulheres que retornam para casa por medo de denunciar seu agressor, e consequentemente, voltando ao perigo, sofrendo abusos físicos e psicológicos.

A inauguração deste abrigo é um passo crucial para mudar essa realidade, oferecendo uma alternativa segura e acolhedora para que possam recomeçar suas vidas longe das agressões. “Reformamos o fundo da delegacia, conseguimos doações do que necessitava para o abrigo e estamos à disposição para as mulheres que não têm o devido apoio. É uma coisa que me sensibiliza muito, não podemos ficar endurecidos e fazer só o papel do profissional, temos que nos colocar no lugar da mulher.” afirma o Delegado Hellmeister.
O abrigo conta com camas, colchões, travesseiros, lençóis, cobertores, banheiro equipado, além de uma pequena cozinha com frigobar e micro-ondas, já as refeições serão disponibilizadas pela delegacia diariamente.
“É uma iniciativa extremamente válida visto que muitas mulheres e crianças são agredidas de todas as maneiras, e que da porta para dentro não sabemos o que está acontecendo. Além do abrigo, nós também temos o fórum que lidera as denúncias de agressão, o botão de pânico, uma equipe exclusiva para atender esse tipo de caso. O nosso compromisso com a cidade é cuidar da população, cuidar das mulheres e da família” acrescenta o Prefeito Nakano.
Com o apoio da prefeitura e da delegacia, este abrigo é mais do que um local de refúgio, é uma esperança renovada para muitas mulheres que precisam de uma oportunidade para se recuperar e reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.