Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Iro Schünke lança livro em Santa Cruz do Sul e compartilha trajetória no agro

Presidente do SindiTabaco conta sua história no agro e os caminhos que o levaram à fundação do Instituto Crescer Legal, entidade que já beneficiou mais de mil adolescentes no meio rural.

Analice Nicolau

09/10/2024 14h30

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lançou seu livro “Uma vida para o agro, o agro para vidas” nesta quinta-feira, 8 de outubro, em um evento que reuniu familiares, amigos, lideranças e autoridades no estande do SindiTabaco, durante a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul (RS). A obra, publicada pela Editora Critério, aborda sua vida no agronegócio e a fundação do Instituto Crescer Legal, que já beneficiou mais de mil adolescentes no meio rural.

Com 192 páginas divididas em cinco capítulos, o livro é um relato de perseverança, fé e otimismo. “Este é o registro da semeadura e da colheita da minha vida. Os grãos que pus na terra e que vi florir e crescer, e também aqueles que não se desenvolveram. Todos tiveram algum propósito e culminaram na árvore frondosa que hoje aprecio com alegria e satisfação”, destaca Schünke, referindo-se à analogia que permeia sua narrativa.

A obra resgata memórias da infância, tradições familiares e a vida no campo, enfatizando a herança cultural germânica e os valores aprendidos em casa. “Vivi uma vida dedicada ao serviço que gera frutos. E serviço é doação, é sacrifício. Assim como a semente dá de si para a geração de muitos frutos, nossa vida deve ser dedicada ao proveito de outros. Esse é o grande sentido”, reflete.

Schünke também compartilha sua experiência na evolução da cadeia produtiva do tabaco, ressaltando que, apesar dos desafios enfrentados, a cultura se valorizou no cenário agrícola brasileiro. “Certamente, esta é uma das culturas que – ao mesmo tempo em que passou a ser ampla e injustamente atacada – mais se valorizou e se desenvolveu no panorama da agricultura gaúcha e brasileira”, afirma.

Um dos legados mais significativos de sua trajetória é a criação do Instituto Crescer Legal em 2015. “Identifico-me muito com os jovens que participam dos programas do Instituto, porque partimos de uma mesma realidade. Fico emocionado quando vejo a felicidade de jovens que chegaram sem muitas perspectivas a respeito do seu futuro no campo e são transformados pelo Instituto. Percebo que estamos no caminho certo”, conclui Schünke.

Sobre o Autor: Iro Schünke
Iro Schünke, natural de Candelária, interior do Rio Grande do Sul, é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua carreira no setor agrícola teve início em 1975, na Emater, e logo se destacou na indústria do tabaco. No mesmo ano, ingressou na Fumossul Ltda., em Venâncio Aires, e, em 1980, transferiu-se para a Meridional de Tabacos, em Santa Cruz do Sul, onde exerceu funções como engenheiro agrônomo, gerente de produção e, a partir de 2000, diretor de produção.
Com a fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon, Schünke integrou a equipe da Alliance One como superintendente de produção em 2005. Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de viajar por diversos países produtores de tabaco, ampliando sua experiência no setor.
Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de produção do Sindifumo, atualmente conhecido como SindiTabaco, onde se tornou presidente em 2006. Desde 2008, também é diretor da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015, Schünke assumiu a direção do Instituto Crescer Legal, consolidando seu compromisso com a transformação da realidade de jovens e famílias no meio rural.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado