A atividade on-line com Isa e Pétala Souza (SP) marcará o encerramento do mês de programação do II Simpósio Pretaenerd Academy
Até o dia 15 de setembro de 2025, pessoas de qualquer idade poderão se inscrever gratuitamente na oficina on-line “Imaginação radical dissidente e a escrita do impossível: corpos dissidentes em rotas de fugas no tempo e espaço da ficção”, com Pétala Souza & Isa Souza, as irmãs Afrofuturas (SP).
Pétala e Isa Souza são irmãs, escritoras afrofuturistas, crescidas na periferia de Guarulhos. Amantes da ficção especulativa, produzem conteúdo literário há mais de 10 anos como uma ferramenta em prol da inclusão e da proporcionalidade. Em 2025 foram finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial na categoria Cultura – Influência e Representatividade digital. Em 2020, venceram o 1º Prêmio Machado Darkside de Literatura e como escritoras, publicaram contos nas coletâneas “Vozes Negras” e “Raízes do Amanhã”.

“A ideia desta oficina é exercitar a imaginação radical a partir da ficção especulativa, produzida por criadores com identidades e corpos dissidentes. Vamos nos debruçar sobre a criação de cenários com imagens emancipatórias, ampliar pensamentos de confronto aos cânones e expandir possibilidades criativas! Queremos gerar interesse na escrita do que é posto como impossível, fora da normatividade”, convidam Isa e Pétala Souza.
O II Simpósio Pretaenerd Academy é uma realização da comunidade digital Preta, Nerd & Burning Hell junto ao Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, com o apoio das editoras Boitempo, Darkside Books e espaço cultural Verbal Criativa terá como tema “Cultura Pop & Dissidências”, com o objetivo de criar um ambiente para a troca de conhecimentos permeado de companheirismo, paixão pela cultura pop e rigor intelectual.

A abertura da programação no dia 16 de agosto contou com a oficina “Escreva como uma Super-Heroína – Escrita acadêmica feminista”, com a cineasta, doutoranda e Mestre em Comunicação pela Uerj Ellen Alves (RJ). Nos dias 13 e 20 de setembro, haverá ainda a transmissão gratuita das mesas de discussão: Futuros e passados dissidentes; Dissidências neuroqueer; O rock é negro e dissidente, ponto! e O medo, o outro e dissidências. Os 12 comunicadores para as 4 mesas tiveram suas propostas escolhidas após processo seletivo que recebeu inscrições vindas de pesquisadores das diferentes regiões do Brasil.