Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Inscrições abertas para o III Fórum Varanda da Amazônia, com Fafá de Belém

Evento gratuito reunirá mais de 50 painelistas em Belém para discutir sustentabilidade, inclusão e a importância da Amazônia no futuro do planeta

Analice Nicolau

02/08/2025 14h00

imagem do whatsapp de 2025 08 02 à(s) 09.52.30 63bc1077

II Fórum Varandas da Amazônia – 2024 / Reprodução SUDAM.

Estão abertas as inscrições para o III Fórum Varanda da Amazônia, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, em Belém, capital do Pará. Realizado pela cantora Fafá de Belém, o evento é gratuito e aberto ao público, e deve reunir mais de 50 especialistas, artistas, pensadores e lideranças para discutir temas centrais como preservação ambiental, inclusão social e economia sustentável.

Consolidado como um dos principais espaços de debate sobre o futuro da maior floresta tropical do planeta, o Fórum nasce do desejo de valorizar quem vive na Amazônia, promover escuta ativa e estimular soluções concretas para os desafios da região.

A programação completa, com temas dos painéis e nomes confirmados, já está disponível no site oficial do evento (https://www.varandadaamazonia.com.br/), onde também é possível realizar a inscrição.

imagem do whatsapp de 2025 08 02 à(s) 09.52.30 a907fc37
Fafá de Belém – Divulgação

A Amazônia no centro do debate
Com raízes na cultura, diversidade e ancestralidade amazônicas, o Fórum propõe um olhar profundo e propositivo sobre a região. As edições anteriores reuniram cerca de 1.200 pessoas, promovendo reflexões sobre o papel estratégico da Amazônia no equilíbrio climático global e o protagonismo dos povos locais.

Como prévia para o Fórum, a programação inclui as “Conversas de Varanda”, lives transmitidas pelo YouTube que antecipam os temas do evento.

A primeira transmissão ocorreu em julho, no Rio de Janeiro. Em setembro, novas edições acontecem em Belém (dia 1º) e São Paulo (dia 17). Os encontros virtuais abordam tópicos como ancestralidade, inovação, mitos e verdades da floresta, além de caminhos para uma ação responsável frente às urgências climáticas e sociais da região.

Fafá de Belém e a Varanda de Nazaré
A terceira edição do Fórum ocorrerá junto à tradicional Varanda de Nazaré, criada por Fafá de Belém em 2011. O espaço, que em 2025 celebra 15 anos de existência, é um dos marcos do Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do Brasil. Durante a festividade, Fafá canta ao vivo para milhões de devotos em uma varanda no centro de Belém, promovendo um momento de fé, cultura e pertencimento amazônico.

Neste ano, a Varanda de Nazaré ocorrerá de 7 a 12 de outubro, integrando a agenda cultural e simbólica da capital paraense, que se prepara para receber a COP30 em 2025.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado