O Brasil está se mostrando cada dia mais ser um país apreciador de bons vinhos. Isso mostra o porquê do sucesso grandioso da Vino, maior rede de wine bars brasileira. Mesmo saindo de uma pandemia, a marca tem crescido e acredita que dobrará de tamanho no ano de 2022. Os empresários responsáveis pela marca falaram sobre o assunto.
Atualmente, a Vino tem 30 lojas de vinhos com wine bar e a expectativa é fechar o ano com 40 unidades, o dobro do número que começaram o ano. A empresa foi fundada em 2005 em Curitiba por Raphael Zanette, que queria apresentar vinhos de uma forma descontraída, descomplicada e sem preconceitos.

Grande parte dos vinhos comercializados no Vino é da importadora própria. Porém, também são disponibilizados catálogos de outras empresas
“Um wine bar seria a proposta ideal para que os consumidores pudessem entrar em contato com diversos tipos de vinhos, oferecidos preferencialmente em taça, proporcionando momentos únicos aos frequentadores”, revela Thiago Prodocimo, sócio que se juntou a Zanette em 2015.
O objetivo da marca é criar um lugar que seja ponto de encontro para socializar e também aprender mais sobre a história e a arte de um bom vinho. “Para nos diferenciarmos do mercado buscamos sempre vinícolas não tão conhecidas, artesanais, responsáveis pela criação de vinhos incríveis em pequenas produções”, ressalta Raphael.

Em 2010, 22 milhões de pessoas declaravam consumir vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020 este número subiu para 39 milhões
Hoje, o Grupo Vino se tornou também uma franquia que já está em vários cantos do país, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerias, Espirito Santo e Distrito Federal. As prateleiras das lojas abrigam uma média de 400 rótulos diferentes, de 14 países, há opções para todos os gostos.

