De acordo com o Ministério do Turismo, mais da metade dos turistas com alguma deficiência deixaram de viajar por falta de acessibilidade. Com o intuito de oferecer um atendimento inclusivo, o Royal Palm Plaza Resort Campinas desenvolveu um programa de atendimento personalizado para crianças com deficiências, especificamente cognitiva, auditiva e física.
Além dessa iniciativa, o resort tem investido em treinamentos e na adequação de seus espaços para oferecer uma experiência de hospitalidade elevada para esse público.

O centro de lazer realiza as adaptações há anos. Entre as ações, estão instalações de comunicação em braile e piso tátil para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual e apartamentos para PCD (Pessoa com Deficiência). Quanto às mudanças recentes, em fevereiro o resort implantou um acesso especial para pessoas com dificuldades motoras na piscina principal.
Renata Sá, gerente de Lazer do Royal Palm Plaza Resort Campinas, dá exemplos de como a inclusão acontece. Assim que os responsáveis se hospedam no resort, recebem um formulário facultativo, no qual descrevem as especificidades da criança. Com as informações, a equipe de recreação do hotel desenvolve programas de lazer adaptados para cada necessidade, como brincadeiras e atividades mais direcionadas para cada público.
Para casos de crianças não verbais, como em alguns casos de Transtorno do Espectro Autista, é oferecida a comunicação alternativa, por meio de fichas com imagens e palavras que representam sentimentos, emoções e desejos, de modo a dar mais autonomia durante a estadia.
A equipe de lazer também utiliza aplicativos específicos para o atendimento de crianças com deficiência auditiva, além de oferecer abafadores auriculares para crianças com hipersensibilidade, medida que oferece bem-estar e conforto.

“Investimos também em treinamentos, nos quais aprendemos sobre os diferentes perfis e como melhorar o atendimento deste público. A consequência é a transformação da experiência, não só das crianças, mas de toda sua família, oferecendo confiança, autonomia, sorrisos e lindas memórias no retorno para a casa”, acrescenta a gerente de lazer.
Para Alessandra Gaudio, diretora geral do Palm Plaza, o caminho ainda é longo e a há a consciência sobre os desafios enfrentados pelas famílias e crianças. “Mas também sabemos a diferença que essas adequações farão na vida e nas futuras viagens destas pessoas.”