Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Heineken inaugura microfloresta em Belo Horizonte e reforça compromisso com sustentabilidade

Analice Nicolau

05/12/2024 13h00

A Heineken inaugurou sua primeira microfloresta em Belo Horizonte, no dia 3 de dezembro, marcando o terceiro espaço entregue pela marca no Brasil. Localizado entre as avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram, próximo ao Mineirão e à UFMG, o projeto ocupa mil metros quadrados e traz 1.105 mudas de 90 espécies nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte da plataforma de sustentabilidade Green Your City, que busca transformar espaços urbanos em ambientes mais saudáveis e sustentáveis.

As microflorestas são planejadas para oferecer diversos serviços ambientais, como a redução da temperatura, aumento da umidade do ar, retenção da água das chuvas e filtragem de gases tóxicos. Elas também contribuem para a biodiversidade local e ajudam a mitigar problemas urbanos como a poluição sonora e a emissão de gases de efeito estufa. Segundo Gelson Leite, secretário interino de Meio Ambiente de Belo Horizonte, as árvores desempenham um papel crucial na luta contra a crise climática. “Ao capturarem e absorverem o dióxido de carbono (CO2), as árvores impedem que ele seja lançado para a atmosfera. Dessa forma, essas microflorestas contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa na cidade, além de amenizarem as temperaturas e estimularem a biodiversidade.”

O plantio foi realizado em parceria com a prefeitura e o paisagista Ricardo Cardim, idealizador da metodologia Floresta de Bolso, que propõe a implantação de áreas verdes densas e biodiversas em pequenos espaços urbanos. Cerca de 60 voluntários, entre colaboradores do Grupo HEINEKEN, agentes públicos e parceiros, participaram do mutirão para dar vida ao espaço, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.

“Temos uma missão, como marca, de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City, mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo melhor e mais equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. É mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento”, afirmou Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.

Essa é a terceira microfloresta implementada pela marca no Brasil, que iniciou o projeto no Rio de Janeiro, em 2022, após o Rock in Rio. Lá, uma área de 1.500 metros quadrados foi reflorestada com vegetação utilizada na cenografia do festival. A segunda foi instalada em São Paulo, em 2023, na Marginal Tietê, um ponto de encontro histórico e ambiental importante para a cidade, onde foram plantadas 1.020 mudas de 96 espécies nativas.

Além das microflorestas, a Heineken promove outras ações de reflorestamento em parceria com a SOS Mata Atlântica e projetos como o Heineken Spin, que já investiu R$ 15 milhões na plantação de 224 mil mudas em Itu, São Paulo, cobrindo uma área equivalente a 190 campos de futebol.

Com a meta de implementar 19 microflorestas até 2030, a plataforma Green Your City não apenas promove a sustentabilidade, mas também ressignifica espaços urbanos. O compromisso inclui iniciativas como o uso de energia verde em 50% dos pontos de venda da marca em 19 capitais até 2030 e a implementação de práticas de economia circular para as embalagens, incluindo as icônicas garrafas long necks.

Ao transformar áreas degradadas em verdadeiros bolsões verdes, a Heineken reforça seu papel como uma marca pioneira na promoção de mudanças sustentáveis e no estímulo à reflexão sobre o impacto ambiental nos centros urbanos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado