A BASF anunciou uma importante mudança em sua estrutura de liderança no Brasil. Graciela Mognol, que vinha desempenhando a função de diretora para o Sistema de Cultivos Soja desde outubro de 2023, foi promovida à Diretoria de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura no país. A executiva substitui Hugo Borsari, que assume a vice-presidência do negócio de Sementes na América do Norte, com base nos Estados Unidos.
Graciela, engenheira agrônoma formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e especializada em Marketing pela Northwestern University – Kellogg School of Management em Chicago, traz consigo mais de duas décadas de experiência nas áreas de vendas e marketing, com passagens por grandes empresas dos setores agro e de construção civil. Desde sua chegada à BASF, ela desempenhou um papel crucial na integração das equipes de sementes, proteção de cultivos e agricultura digital, contribuindo para fortalecer a visão holística da empresa em sistemas de cultivo.

Em sua nova posição, Graciela terá a missão de continuar desenvolvendo estratégias que reforcem a conexão da BASF com os produtores brasileiros, além de aprimorar o atendimento às necessidades dos clientes da empresa. “O objetivo sempre foi e será melhor atender os nossos clientes, entendendo suas dores e desafios. A partir de agora, minha missão será continuar a traçar estratégias para nos conectarmos cada vez mais com os produtores e trabalhar pelo nosso maior propósito: a agricultura brasileira”, afirmou Graciela Mognol.
Hugo Borsari, por sua vez, iniciou sua trajetória na Divisão Agro da BASF em 2018, como diretor do Negócio de Sementes no Brasil. Posteriormente, ele expandiu suas responsabilidades, liderando a diretoria para toda a América Latina. No último ano, concentrou seus esforços na integração das equipes, visando acelerar a capacidade da companhia de oferecer soluções que atendam às necessidades dos agricultores. Borsari expressou seu entusiasmo com a nova etapa que se inicia nos Estados Unidos: “Olho para essa nova fase com entusiasmo por ter a oportunidade de seguir na agricultura, trabalhar e conhecer um novo mercado, novos colegas e nova cultura.”
Para substituir Graciela na Diretoria de Marketing para Sistemas de Cultivo Soja, a BASF nomeou Rafael Vicentini, engenheiro e especialista em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). A mudança é vista como estratégica para manter o crescimento da empresa no mercado agrícola, tanto no Brasil quanto em outros mercados internacionais.