A partir do dia 9 de agosto, o MGallery de Santa Teresa abre suas portas para a exposição “Matrizes do lixo como origem”, do renomado artista carioca Gilson Martins. A mostra, composta por 14 obras, utiliza retalhos e sobras de materiais da fabricação de bolsas, transformando resíduos industriais em criações artísticas vibrantes que refletem a intensidade e os contrastes do Rio de Janeiro.

A exposição é uma extensão da iniciativa sustentável do artista, que tem como objetivo mostrar como o lixo da indústria pode ser reaproveitado como matéria-prima valiosa. “Descobrir que o lixo da fabricação das bolsas pode se tornar uma nova matéria-prima é como revelar tintas ocultas de um artista”, afirma Martins. Ele destaca que sua fábrica, transformada em um ateliê, revela o potencial criativo escondido nos resíduos.

Desde 2022, o MGallery apoia o MGallery Art Project, transformando o Bar dos Descasados em uma galeria de arte aberta ao público. A diretora geral do hotel, Sophie Barbara, destaca a importância de exposições como a de Gilson Martins para o cenário cultural de Santa Teresa. “Estamos animados com a exposição do Gilson, que conversa muito com o cenário carioca que tanto amamos”, diz Barbara.

A vernissage de lançamento, ocorrida em 8 de agosto, foi marcada por uma celebração de arte, música e interatividade. As peças ficarão expostas e disponíveis para compra até o dia 5 de outubro. Para conferir as imagens do evento, clique nas fotos de Reginaldo Teixeira.

Serviço:
Exposição Matrizes, de Gilson Martins;
Onde: Hotel MGallery (Rua Almirante Alexandrino, 660 — Santa Teresa);
Horário: Das 8h às 22h;
Entrada: Gratuita