Com 36 anos de história, a AltoQi é a maior empresa da América Latina em soluções de software para projetos de engenharia e gestão digital da construção civil
A ArcelorMittal anuncia um novo investimento por meio do Açolab Ventures, seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC), desta vez na catarinense AltoQi, referência nacional em softwares BIM para projetos de engenharia e gestão digital da construção. A operação envolve a aquisição de uma participação minoritária e marca a oitava investida do portfólio do fundo.
A AltoQi desenvolve soluções baseadas na metodologia BIM (Building Information Modeling), integrando dados técnicos em um ambiente digital unificado. Entre os principais softwares estão o AltoQi Eberick, voltado a projetos estruturais, o AltoQi Builder, para instalações prediais, e o AltoQi Visus, plataforma de gestão que conecta projetos, orçamento, planejamento e monitoramento de obras, apoiando decisões orientadas por dados.
O investimento está alinhado à estratégia da ArcelorMittal de incentivar o uso de tecnologia desde as fases iniciais dos projetos, impulsionando sistemas construtivos industrializados em aço e ganhos de eficiência, sustentabilidade e redução de desperdícios.

“A AltoQi conecta engenharia, dados e eficiência de um jeito que transforma a maneira como projetos são concebidos. Essa integração é decisiva para ampliarmos a oferta de soluções em aço de maior valor agregado”, afirma Rodrigo Carazolli, diretor de Transformação do Negócio da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração Brasil.
Segundo Felipe Althoff, CEO da AltoQi, “o investimento da ArcelorMittal acelera nossa estratégia de evoluir para um ecossistema de gestão digital mais integrado e eficiente”, fortalecendo a transformação da cadeia da construção.

Para Rui Gonçalves, fundador da AltoQi, “a industrialização da construção passa, necessariamente, pela digitalização dos projetos”, tornando os processos mais produtivos, escaláveis e competitivos.