A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos associados realizam nos dias 11 e 12 de março, em São Paulo, o 2º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária. O evento, que contará com a presença de nomes de peso da segurança pública nacional e internacional, terá como tema central “A integração dos setores público e privado na prevenção e repressão de crimes no sistema financeiro nacional”.

A programação inclui a participação do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e do secretário-geral da Interpol, Valdecir Urquiza, entre outros especialistas do setor. O congresso será realizado no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, no bairro de Santana, e terá transmissão ao vivo para inscritos na plataforma FEBRABAN TECH.
O evento será aberto pelo presidente da Febraban, Isaac Sidney, e pelo presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia. Com foco no combate a fraudes e golpes bancários, o congresso busca unir forças do setor público e privado para enfrentar crimes financeiros no país.

“Após o sucesso da primeira edição e dentro de seu compromisso contínuo para prevenir e combater fraudes e golpes que afetam clientes, a Febraban realizará a 2ª edição do Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária. O objetivo é promover um debate qualificado com diversos segmentos e especialistas brasileiros e internacionais para que possamos trocar ideias e encontrar soluções que mitiguem o problema de fraudes e golpes no país”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
R$ 5 bilhões em cibersegurança e temas em destaque
A Febraban destaca que o setor bancário investe pesado na proteção dos clientes e instituições. Somente em 2024, os bancos destinaram cerca de R$ 50 bilhões para tecnologia, sendo 10% desse valor voltado à cibersegurança.
Entre os principais temas do evento, estão:
- Avanços e desafios no combate a fraudes bancárias – Plataforma Tentáculos
- O papel da segurança bancária na estratégia nacional de combate ao crime organizado
- A evolução da segurança de dados no Brasil
- IA aplicada na prevenção a fraudes – cenários futuros
- Tecnologias de combate a crimes transnacionais
- Sistemas de segurança bancária na Europa e nas Américas
- Estratégia da Interpol no enfrentamento dos crimes cibernéticos e fraudes
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser afeitas no link: aqui