Em uma entrevista reveladora para a imprensa em setembro, o aclamado diretor, roteirista e vencedor do Oscar, Francis Ford Coppola, conhecido por obras como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, fez uma declaração que certamente irá surpreender os amantes do cinema, especialmente no Brasil. Coppola revelou que seu novo longa, Megalópolis, tem personagens e um projeto inspirados em Jaime Lerner (1937-2021), ex-governador do Paraná, e na capital curitibana.

A trama do filme se desenrola na fictícia cidade de Nova Roma, onde um intenso conflito emerge entre dois líderes visionários. De um lado está Cesar Catilina (interpretado por Adam Driver), um idealista que propõe uma nova versão da cidade; do outro, o pragmático prefeito Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito), que defende uma abordagem mais realista. No centro desse embate está Julia Cicero, que deve decidir entre a lealdade ao pai e seu amor por Catilina, enquanto pondera que futuro deseja para a humanidade.

Coppola afirmou que a visão urbanística de Jaime Lerner serviu de inspiração para o ideal utópico que seu personagem principal defende. Megalópolis estreou no Festival de Cinema de Cannes, concorrendo à Palma de Ouro, e conta com um elenco estelar, incluindo Nathalie Emmanuel, Shia LaBeouf, Aubrey Plaza, Jon Voight e Laurence Fishburne. O filme está previsto para ser lançado nos cinemas no dia 31 de outubro, com distribuição da O2 Play, empresa que se destaca por seu trabalho no cinema, TV e VOD (Video on Demand).


A O2 Play, sob a direção de Igor Kupstas e Paulo Morelli, já lançou mais de 80 filmes, incluindo premiados como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, além de parcerias com a Netflix em produções como O Irlandês e Dois Papas. O portfólio da distribuidora também inclui colaborações com a MUBI, apresentando obras aclamadas em festivais internacionais.