Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Food e Rocketseat impulsionam Maratona Tech com campanha de doações

Parceria visa aumentar a participação de jovens na tecnologia e combate à desigualdade

Analice Nicolau

09/07/2024 16h00

whatsapp image 2024 07 09 at 14.48.15

whatsapp image 2024 07 09 at 14.48.15

A Maratona Tech, a maior competição de tecnologia do país, organizada pela Associação Cactus e pelo Movimento Tech 2030, ganha um significativo reforço através de doações realizadas pelo iFood e Rocketseat. Esta campanha, que ocorre entre os dias 1º e 15 de julho, visa ampliar a participação de jovens no mundo da tecnologia, especialmente mulheres e pessoas negras, em uma ação alinhada a importantes datas de combate à discriminação racial e promoção da igualdade de gênero.

De acordo com uma pesquisa da Revelo, mais de 80% dos cargos no mercado de tecnologia são ocupados por homens. Para mudar esse cenário, a campanha atrelou sua visibilidade a iniciativas como o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, em 25 de julho, e o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, em 21 de março, destacando a transformação na vida de mulheres e meninas por meio da tecnologia.

Os dados da Maratona Tech de 2023 mostram um avanço significativo na inclusão: 50,4% dos professores inscritos se declararam pretos ou pardos, e 56,7% do público foi composto por mulheres. No recorte dos medalhistas, contemplando diversos níveis e medalhas, metade do pódio foi ocupado por elas.

Os consumidores do iFood podem participar da campanha entre 1º e 15 de julho de 2024. No aplicativo, as doações podem ser realizadas na finalização de cada pedido, ao aguardar a entrega ou diretamente na área de doações, sem a necessidade de realizar uma compra. O processo é simples e seguro: basta escolher um dos valores sugeridos e concluir a doação.

“A doação nos ajuda a ter um alcance maior, com mais pessoas participando ativamente e nos dá visibilidade para a causa. Além disso, é neste momento que nos dedicamos para promover novas perspectivas por meio da educação para os estudantes”, disse Victor Hill, Presidente do Conselho da Associação Cactus.

A cada R$1 doado via aplicativo do iFood, a Rocketseat vai doar a mesma quantia, até o limite de R$100.000. Com o valor arrecadado, mais alunos terão a oportunidade de participar da Maratona Tech, que tem como objetivo combater a desigualdade e promover o acesso à tecnologia de forma ampla. Em 2023, 187 mil alunos foram impactados e 4 mil professores participaram.

“O Movtech tem a educação em sua essência, sendo o fio condutor para que o talento encontre oportunidade, sem deixar ninguém para trás. Enquanto coalizão formada por mais de 30 organizações, nos engajamos e convidamos a sociedade civil a apoiar essa iniciativa tão importante para que estudantes e professores de escolas públicas possam sonhar e realizar através da tecnologia”, reforça Mariana Lopes, Gerente Executiva do Movimento Tech 2030.

“O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia que tem como missão alimentar o futuro do mundo. E o futuro a gente alimenta com comida, mas também com educação. Estamos juntos mais uma vez nesta iniciativa para reforçar o nosso compromisso com a transformação social por meio da educação e da tecnologia, pilares essenciais da nossa realidade e que queremos que cada vez mais pessoas tenham acesso”, afirmou Renata Citron, diretora de Educação do iFood. A empresa é uma das mantenedoras do Movimento Tech, reforçando sua atuação contínua para impactar a mobilidade social por meio da educação.

“Seguindo o propósito de democratizar a tecnologia por meio da educação, a Rocketseat tem ampliado sua atuação para além do mercado profissional, investindo em iniciativas e parcerias que alcançam públicos cada vez mais jovens, e ampliando o acesso à formação neste mercado tão promissor”, destaca Isabela Castilho, CEO da Rocketseat.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado