Festival Timbre transforma Uberlândia no maior palco da música mineira neste fim de semana
Com IZA, Samuel Rosa, CPM 22 e Reggae Brazuca, edição 2025 celebra diversidade, acessibilidade e inovação
Analice Nicolau
08/08/2025 9h00
Atualizada 07/08/2025 20h28
Com IZA, Samuel Rosa, CPM 22 e Reggae Brazuca, edição 2025 celebra diversidade, acessibilidade e inovação.
Uberlândia recebe neste final de semana, dias 9 e 10 de agosto, o Festival Timbre 2025, que promete uma edição histórica com mais de 50 atrações musicais, três palcos simultâneos, ativações criativas, ações sociais, estrutura ampliada e proposta voltada à diversidade, acessibilidade e inovação. O evento acontece no Teatro Municipal de Uberlândia e conta com apresentação da Vivo e patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Com expectativa de público superior a 20 mil pessoas, o festival traz shows de IZA, com sua poderosa Afrodhit Tour, Lenine, Tasha & Tracie, FBC, Samuel Rosa, Duquesa, Duda Beat, CPM 22, Di Ferrero, Os Garotin e o projeto inédito Reggae Brazuca, reunindo nomes de peso do reggae nacional como Zeider (Planta & Raiz), Tati Portella (ex-Chimarruts), Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio) e Rodrigo Piccolo (Mato Seco).
Evento acontece dias 9 e 10 de agosto no Teatro Municipal, com foco em inclusão, cultura urbana e novas experiências.
O line-up também celebra a nova geração da música brasileira e artistas regionais como Uiara, Carla Sceno, Pedro Antônio e a Plantação de Estrelas, Lucas Grilo, Filho da Bruxa, Ray, Polly Magalhães, R Jay, Malik Russel, Oxa, Aliá, entre outros nomes em destaque na cena autoral.
Além da programação musical, o Festival Timbre apresenta a temática central “O que te torna único?”, com foco na identidade, ancestralidade e no legado cultural de cada pessoa. A proposta visa transformar o espaço do festival em um grande encontro de vivências, expressões e pertencimentos.
No sábado (9), o palco principal recebe IZA, Samuel Rosa, Tasha & Tracie, CPM 22, Duda Beat e Os Garotin. Já no domingo (10), o encerramento fica por conta de Lenine, Di Ferrero, FBC, Duquesa e do Reggae Brazuca. Os dois dias serão marcados pela fusão de gêneros como pop, rap, rock, R&B e ritmos brasileiros.
Um dos destaques é o retorno do Palco SESC HIP HOP, com programação intensa de slam, grafite ao vivo, breakdance e discotecagem. Estão confirmadas atrações como Lucas Grilo, Filho da Bruxa, Ray, OG Negrona, DJ Raíssa Castro, entre outros. Também participam nomes do breaking nacional que marcaram presença nas Olimpíadas de Paris, como Bboy Rato Even, Bgirl Nathana e Bgirl Mini Japa.
Pela primeira vez, a final oficial do SLAM Brasil acontecerá na escadaria do Teatro Municipal, reunindo os maiores poetas e performers do país.
Com apoio da Vivo e Cemig, evento reúne nomes como FBC, Duquesa, Duda Beat e promove ações inclusivas inéditas.
O Festival reafirma seu compromisso com representatividade, mantendo desde 2018 a meta de 50% de mulheres no line-up, além da presença constante de artistas negros, LGBTQIA+ e mineiros. A edição deste ano reforça esse protagonismo com curadoria atenta à diversidade cultural e territorial.
A estrutura do evento foi ampliada e conta com três palcos, espaços de gastronomia, feira criativa, programação infantil, zonas de bem-estar, além de áreas de descanso e experiências imersivas que incluem arte urbana, performances ao vivo e ativações sensoriais.
Acessibilidade é outro pilar. A edição 2025 oferece intérprete de Libras em todos os shows, audiodescrição, espaços reservados para pessoas com deficiência, além de equipe especializada, banheiros adaptados e protetores auriculares para pessoas com sensibilidade auditiva, incluindo autistas.
No campo da sustentabilidade, o festival amplia práticas ecológicas como redução do uso de plástico e incentivo à reciclagem. As ações fazem parte do compromisso contínuo com o impacto ambiental positivo.
Os ingressos continuam à venda na plataforma Ingressolive e também na Loja da Cultura FM, no Terminal Central de Uberlândia. No ponto físico, o público tem a vantagem de comprar sem a taxa de conveniência e com parcelamento facilitado.
O Festival Timbre 2025 é uma realização da Eventaria e Timbre Cultural, com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Tem ainda patrocínio de marcas como Budweiser, Uniube, Colégio Gabarito, Citrino e apoio cultural do Sesc, Sindicomércio, entre outros.