O Brasil acaba de conquistar um feito inédito no turismo internacional. O projeto Feel Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, é finalista da 7ª edição do Skift IDEA Awards, uma das premiações mais prestigiadas do setor de viagens no mundo. É a primeira vez que o país chega à final da competição.

Voltado para promover experiências turísticas diferenciadas e sustentáveis no mercado internacional, o Feel Brasil apresenta uma curadoria com 101 experiências distribuídas por 61 municípios, nas 27 unidades da Federação.
Todas foram selecionadas para destacar a diversidade cultural, a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais.

Categoria internacional reforça inovação e impacto social
O projeto concorre na categoria People & Community (Pessoas & Comunidade), no grupo Change Makers (Agentes de Mudança). Mais do que impulsionar a presença do Brasil no cenário global, o Feel Brasil reforça o papel do turismo como agente de transformação social. Dados mostram que 59% das experiências são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e compromisso com a sustentabilidade social e ambiental.
Turismo de experiências em alta
A iniciativa posiciona o Brasil como destino competitivo para o turismo de experiências, tendência global que atrai viajantes em busca de vivências autênticas.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto fortalece a chegada de turistas estrangeiros e a entrada de divisas no país.
“Esse projeto foi pensado para que os destinos brasileiros ganhem competitividade internacional. É isso que estamos vendo acontecer, com aumento no número de turistas e recordes na receita do setor”, destacou.
Skift IDEA Awards: referência global em turismo
Realizado anualmente pela Skift, o IDEA Awards (Innovation, Design, and Experience Awards) reconhece projetos inovadores e impactantes nas áreas de hotelaria, aviação, tecnologia, turismo e sustentabilidade.
Em 2025, o prêmio recebeu mais de 420 inscrições de todo o mundo. Destas, 247 chegaram à final, e apenas 11 concorrem na categoria People & Community. A cerimônia de premiação reunirá líderes globais do setor para celebrar as iniciativas que estão redefinindo o futuro das viagens.