Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Federação União Progressista é oficialmente instalada em Brasília com forte participação do DF 

União Brasil e Progressistas se unem formando a maior força política do Congresso com 109 deputados federais e 15 senadores

Analice Nicolau

20/08/2025 13h00

jdb

A criação da UPb representa a união de duas importantes forças políticas brasileiras: o União Brasil, presidido por Antônio Rueda, e o Progressistas, liderado por Ciro Nogueira. (Crédito: Naiara Rodrigues)

A Federação União Progressista (UPb), formada pelo União Brasil e Progressistas, foi oficialmente instalada nesta terça-feira (19), em Brasília. O ato, que contou com a presença de importantes lideranças nacionais, teve forte destaque para o Distrito Federal, onde dirigentes reforçaram o compromisso de ampliar a representatividade política e trabalhar em conjunto para atender aos anseios da população.

imagem do whatsapp de 2025 08 20 à(s) 11.23.29 e3ed6c71
Geovani Pedrosa, presidente do União Brasil Jovem DF; Manoel Arruda, presidente do União Brasil DF; Celina Leão, vice-governadora e presidente do Progressistas no DF; Eduardo Pedrosa, deputado distrital. (Crédito: Ageu Herlan)

A criação da UPb representa a união de duas importantes forças políticas brasileiras: o União Brasil, presidido por Antônio Rueda, e o Progressistas, liderado por Ciro Nogueira. A federação já nasce como a maior força política do Congresso Nacional, reunindo 109 deputados federais e 15 senadores. Durante a cerimônia de instalação, foram ratificados o estatuto, programa e composição do órgão nacional, conforme estabelecem os artigos 43 e 44 do estatuto da federação.

imagem do whatsapp de 2025 08 20 à(s) 11.26.38 d8835633
Neide Neiva, presidente do União Brasil Mulher DF e vice-presidente do União Brasil DF; Ciro Gomes ex-ministro de Estado, Glaucia Souto, advogada e ativista no direito das mulheres. (Crédito: Ageu Herlan)

O evento contou com a presença de figuras centrais do cenário político nacional na mesa diretora. Participaram da cerimônia o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto; o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; além de lideranças como Efraim Filho, Professora Dorinha e Tereza Cristina. Governadores de importantes estados também marcaram presença, incluindo Ibaneis Rocha (DF), Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado (GO), entre outros.

O Distrito Federal teve participação de destaque no evento, representado por importantes lideranças locais. A vice-governadora e presidente do Progressistas no DF, Celina Leão, esteve presente ao lado do presidente do União Brasil-DF, Manoel Arruda. Também participaram da cerimônia o deputado distrital Eduardo Pedrosa, único representante do União Brasil na Câmara Legislativa do DF, além de Neide Neiva, presidente do União Brasil Mulher-DF e vice-presidente do União Brasil-DF, e Geovani Pedroso, do União Brasil Jovem-DF, demonstrando a forte articulação dos partidos na capital federal.

“Hoje temos três deputados distritais. A ideia é eleger entre quatro e cinco em 2026. Queremos eleger pelo menos dois deputados federais e a nossa majoritária Celina Leão”, declarou Manoel Arruda, presidente do União Brasil-DF. “Não tenho dúvidas de que essa federação cria a oportunidade de um grande projeto para o país, e o DF será peça fundamental nesse processo.”

A vice-governadora Celina Leão destacou a maturidade política demonstrada na formação da federação: “A criação da federação demonstra a maturidade de dois partidos que dialogaram e discutiram muito. Eu acredito que essa federação vai mudar a cara do Brasil, porque hoje ela se torna a maior força política do país. Nosso trabalho agora será em equipe para atender aos anseios do cidadão.”

Para Neide Neiva, presidente do União Brasil Mulher-DF e vice-presidente do União Brasil-DF, a federação representa um avanço significativo também para a representatividade feminina: “Este é um passo histórico também para as mulheres. A federação nasce com o compromisso de ampliar espaços de liderança feminina e de fortalecer a participação das mulheres na política, especialmente no Distrito Federal.”

A instalação da Federação União Progressista (UPb) marca um movimento político estratégico que fortalece tanto o cenário nacional quanto o local. No Distrito Federal, União Brasil e Progressistas caminharão juntos com a meta ambiciosa de ampliar suas bancadas na Câmara Legislativa e no Congresso Nacional nas eleições de 2026, consolidando um projeto político que pretende unir forças para transformar o futuro da capital federal e do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado