A 20ª Fashion Weekend Plus Size (FWPS), edição de “Novos Talentos” aconteceu dias 13 e 14 de julho na Fábrica de Cultura do Jd. São Luís. O evento é o único no Brasil que reúne feira de moda, desfiles, oficinas, palestras e shows em um único lugar. E o melhor, com entrada 100% gratuita.

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus
O evento foi uma realização da Secretaria da cultura, economia e indústria criativas do governo do estado de São Paulo, com apoio do Proac, Instituto Poiésis e Fábricas de Cultura. A Direção é de Renata Poskus e Vilma Queiroz.

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus

Créditos: Renata Poskus
Segundo Poskus, a escolha do bairro de realização não foi por acaso, o Jardim São Luis foi eleito na década de 90, como um dos bairros mais violentos do mundo, mas hoje este cenário mudou e ele configura como um dos 10 bairros com mais empreendedores criativos na cidade de São Paulo. “Queremos impactar os pequenos empreendedores criativos, mostrar o potencial da moda plus size e, com isso, torná-la mais acessível não só para quem a produz, como também para quem a consome, além de levar entretenimento gratuito para a região”, declara.
Cada um dos 16 estilistas selecionados para o evento recebeu auxílio financeiro para a produção da coleção, bem como as 30 marcas participantes da feira plus size do FWPS, com venda direta aos consumidores. “Não adianta dar espaço para que eles demonstrem seu trabalho, sem apoiar financeiramente essa criatividade, acrescenta Poskus.
Vilma Queiroz, professora preta aposentada, produtora cultural, modelo e moradora da região do Capão Redondo, bairro adjacente ao Jd. São Luis, fala sobre sua primeira participação co-dirigindo o FWPS: “O evento completou, este ano, 14 anos. Era necessário garantir que ele se tornasse mais acessivo e inclusivo. Mais da metade de nossos modelos e estilistas são negros, muitos são modelos maduros, acima dos 40, 50 anos. Acreditamos que não devemos lutar só pela representatividade da pessoa gorda, como também trazer para nosso setor um olhar mais cuidadoso com outros fatores de inclusão”, explica.
Programação do que rolou nos dois dias de evento
- Feira de Moda Plus Size – com venda direta ao consumidor final, com 30 expositores de moda autoral plus size.
- Exposições de Arte:
“As Gordas de Lucena” – Exposição de artes plásticas do designer Rafale Lucena, incluindo pinturas e peças em 3D, tendo como inspiração mulheres gordas.
“Do Lixo ao Luxo” – Exposição sustentável de looks plus size feitos com materiais reaproveitados, pelo estilista Bruno Bacck
– Oficina de Modelo Plus Size – com a modelo Rúbia Ponick, que detém o título de Miss Brasil Plus Size. Rúbia falou sobre sua carreira e ensinará, na prática, técnicas de passarela e poses para fotografias.
- Oficina de Moda – Moulage e Customização:
O estilista Bruno Bacck ensinou técnicas incríveis de moulage e customização de peças de roupas antigas.
O stylist e produtor de moda Thiago Gandra ensinou técnicas acessíveis para se produzir um editorial de moda, com poucos recursos.
– Oficina de Grafite – com o tema “Meu corpo é uma revolução”, com apoio da arte-educadora Erika de Sousa, um mural coletivo utilizando tintas, sprays utilizando a técnica de stencil.
- Oficina de dança – com a bailarina e coreógrafa Júlia Del Bianco.
- Oficina de maquiagem – Nada de disfarçar o rosto gordo. Nesta oficina, os participantes aprenderam técnicas simples e descomplicadas de maquiagem para valorizar o rosto.
- Desfile Plus Size – marcas: Faceiiras, Ndendé, Apego Fashion, Madame M, Anarquia de Vestir, Anancy, Maddie, Grandona Club by Real Grandona, Mama Nossa Cultura, Blossoms, Alessandra Reis, Plus da Villa, Nadia Sampaio, Faby Hernandes, Lincoln Lee e Eclipsa + Sebosa.
- Palestras:
“A Representação da Mulher Gorda na História da Arte” – usando exemplos de manifestações artísticas apresentadas no telão, a Profa. Dra. Maria Alice Carnevalli demonstrará como a mulher foi vista e retratada artisticamente ao longo da história, levando à reflexão sobre a objetificação e padronização de corpos na atualidade.
“Como planejar uma coleção de moda autoral plus size” – Dani Gabriel ensinou, de A a Z, os segredos de criação de uma marca autoral plus size.
– Show com a cantora Ana Cigarra