O designer cuiabano Nicholas Oher, junto com Paloma Bresolin, assina a fachada da CASACOR Paraná 2024, a maior mostra de arquitetura e decoração do Brasil. O projeto inovador e sustentável, criado pela dupla do studio OHMADesign, utiliza mais de 380 metros de tecido, promovendo uma instalação inédita que impacta a população local com o único ambiente da mostra gratuito e aberto ao público.

Nicholas Oher e Paloma Bresolin desenvolveram uma fachada única, inspirada na história da mostra e pensada a partir de tecidos em quatro cores diferentes. “Transformamos a fachada da sede em uma obra de arte viva, envolvendo-a com tecidos de diferentes cores, tamanhos e texturas. O resultado é um espaço nunca antes visto na história da CASACOR Paraná”, explica Oher. A edição deste ano, com o tema “De Presente, o Agora”, guiou o processo criativo, onde cada detalhe foi pensado para garantir sustentabilidade e valorização do presente em Curitiba.

A fachada criada pela OHMADesign reforça a consciência ambiental e valoriza a democratização do design, em um tributo aos 30 anos da edição paranaense da CASACOR. “A proposta foi criar um ambiente onde passado e presente se unem em uma visão de criatividade sem limites. A seleção de cores foi mais do que uma escolha estética, é a expressão de respeito, amor e cuidado pelo mundo ao redor”, destaca Nicholas Oher. Os tons de goiaba, pêssego, rosa e caju foram escolhidos por representarem a beleza da flora e evocarem sentimentos de positividade e otimismo.

Para transformar a instalação em um presente duradouro, o material que adorna a fachada será reutilizado e transformado em uma linha exclusiva de bolsas e carteiras, batizada de “Presente”. Essas peças, desenvolvidas por Ariane Santos da Badu Design, serão vendidas durante a mostra e entregues após o evento. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das ecobags será destinado às costureiras envolvidas no projeto, fomentando o empreendedorismo feminino e a economia circular.
A CASACOR Paraná 2024 acontece de 4 de junho a 28 de julho, na Rua Bispo Dom José, nº 2222, no bairro Batel, um dos mais tradicionais de Curitiba. A mostra promete ser um marco na valorização do design sustentável e no impacto social positivo.