A formulação de alimentos com base em informações genéticas já é uma realidade no mercado brasileiro. A Question Mark, foodtech que desenvolve produtos plant-based, foi a primeira a implementar uma nanofábrica, localizada em Cajamar-SP, que produz iogurte personalizado, com base nas necessidades de cada organismo, apontadas por meio do mapeamento genético ou questionário personalizado.
De acordo com Pedro Campos, fundador da Question Mark, o principal objetivo da marca é consagrar-se como uma alternativa que prioriza e explora as funcionalidades alimentares como um todo. “Nós somos uma marca comprometida com a nutrição saudável, mas que não abre mão da indulgência. Para um produto ser parte do nosso portfólio, não basta ser apenas nutritivo”, ressalta o empresário que, antes de iniciar sua jornada na Question Mark, atuou como executivo de marcas como Coca-Cola e Natural One.
“Com base nas informações apontadas pelo mapeamento, os produtos podem conter até 34 ingredientes, além de sua formulação base, por exemplo: Vitamina C, Vitamina D, Vitamina B12 e diversos minerais. Tudo de forma personalizada e formulada para atender as principais necessidades de cada pessoa” complementa Campos.
“A individualidade é o ponto chave da longevidade, e esse detalhamento no produto de consumo do dia a dia, agora é algo possível. É claro que além dessa possibilidade, a estrutura da marca ainda se baseia na utilização de matérias primas vegetais, trazendo um produto mais sustentável e que beneficia a qualquer pessoa, independente da personalização “, explica Juliana Mello, CEO da Question Mark, nutricionista ortomolecular especializada em alimentação funcional e sustentável.
The Question Mark Company no mercado: da construção do negócio
Para chegar no modelo de negócio da Question Mark, o fundador da marca passou por um intenso processo. “Durante os últimos dois anos, me dediquei a visitas aos Estados Unidos e realizei uma profunda imersão em feiras e eventos do segmento, como a Anuga, uma feira do segmento alimentício, que acontece na Alemanha e nos encontros mundiais de alimentação personalizada”, revela Pedro.
“Todas essas experiências foram extremamente enriquecedoras e me forneceram ferramentas para estruturar um negócio como havia imaginado. Por fim, me orgulho de hoje ser parte de uma marca que é comprometida com a alimentação saudável e que apresenta ao mercado produtos saborosos e altamente nutritivos, sem utilizar nenhum tipo de conservantes, corantes e/ou aromatizantes”, aponta.
Testes genéticos para fins nutricionais
Com relação aos testes genéticos para fins nutricionais, o empresário acredita que trata-se de um procedimento revolucionário e que já vem sendo aplicado a diversos segmentos. “Nós acreditamos que estamos passando por uma terceira onda de testes genéticos. A primeira, veio dos testes de ancestralidade e, a segunda, veio em decorrência do ‘efeito Angelina Jolie’, com a utilização dos testes para apontar predisposições a doenças. Agora, é o momento dos testes genéticos para fins nutricionais”, explica o fundador da Question Mark.
“Acredito que o mundo já está reconhecendo os benefícios que esses testes genéticos podem apresentar, para os mais variados segmentos, e, a tendência é que se tornem cada vez mais acessíveis. Desta forma conseguiremos atuar, de maneira simultânea, em duas vertentes: prevenção e tratamento, com o único objetivo de contribuir para melhorar a saúde do público final”, afirma Pedro.