A jornalista e diretora do site OFuxico, Esther Rocha, abordou o polêmico episódio envolvendo a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e Gugu Liberato. Durante entrevista para André Piunti, ela conta que o caso teve desfecho, mas foi um inferno na vida do Gugu. Na época, ela atuava como assessora de imprensa do apresentador, cargo que ocupou por cerca de 30 anos, além de ser sua amiga pessoal.
“O caso PCC foi julgado e o Gugu foi inocentado, porque aquilo ali era processo criminal, não era uma brincadeira. Era um negócio muito sério”, afirmou a jornalista. Ainda ressalta que erros de produção ocorreram e que os apresentadores contam com uma equipe por trás, que possui autonomia. “O Gugu apanhou tanto nessa época que as pessoas responsáveis começaram a tirar o time de campo”, acrescentou.

Relembre o caso
O episódio em questão ocorreu em 7 de setembro de 2003, quando o programa “Domingo Legal” exibiu uma entrevista com dois falsos membros do PCC, identificados como Alfa e Beta. Na ocasião, eles fizeram ameaças a personalidades públicas, o que gerou grande repercussão e levou a investigações sobre a veracidade da entrevista. Posteriormente, foi confirmado que o material era uma farsa, resultando em processos judiciais e sanções à emissora, ao apresentador e aos demais envolvidos.
Esther relembrou o impacto emocional que o episódio teve em Gugu. “Eu lembro até hoje que entrei no camarim, ele ficou muito mal. Eu falei: ‘Olha, eu não sei direito o que está acontecendo, e eu só quero dizer o seguinte: cara, conta comigo’.”
Ela também destacou que o caso teve um desfecho judicial favorável ao apresentador, e que o processo tramitou em todas as instâncias possíveis. Posteriormente, as pessoas envolvidas se acertaram com o Gugu. “É lamentável, sim, mas aconteceu. Vamos enfrentar e aprender. Acho que erros existem, e ninguém morreu ali, graças a Deus”, concluiu.
A entrevista completa em que a jornalista aborda o caso envolvendo o PCC e Gugu Liberato foi ao ar no último domingo (30). O episódio pode ser acessado pelo canal do YouTube de André Piunti: https://youtu.be/WiKLfEATOGA?si=3FJfQNM4W26fxz60