Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Espumante gaúcho fica no Top 10 em premiação na França

O evento elegeu entre 482 amostras de 25 países as melhores borbulhas do mundo

Analice Nicolau

26/12/2022 11h00

A Serra Gaúcha recebeu o reconhecimento por elaborar um espumante brasileiro. A 20ª edição do Effervescents du Monde 2022, aconteceu em Dijon Burgundy, na região francesa de Borgonha. O evento elegeu entre 482 amostras de 25 países as melhores borbulhas do mundo. Os produtos foram avaliados durante quatro dias por 80 degustadores profissionais.

Os vinhos e espumantes trouxeram para o Brasil 704 premiações em 23 concursos como o Effervescents du Monde, realizados em 12 países

Entre as 71 medalhas de ouro concedidas na competição estava a distinção ao brasileiro Conde de Foucauld Brut Branco. O mais alto grau de condecoração também fez com que o espumante elaborado pela Vinícola Aurora elencasse o ranking Top10 do concurso. Neste ano, devido ao empate de pontuação entre alguns rótulos, a lista do Effervescents du Monde 2022 posicionou 18 produtos entre os melhores do mundo. Além do Brasil, espumantes da França, Espanha, Moldávia e Canadá foram selecionados.

Conforme informações da Associação Brasileira de Enologia (ABE) os vinhos e espumantes nacionais já somam 6.614 premiações, desde 1995. A entidade acredita que reconhecimento internacional tem sido essencial para a imagem dos produtos brasileiros no exterior e também no mercado interno, abrindo portas para as vinícolas ampliarem sua área de atuação.

Conforme informações da ABE, os vinhos e espumantes nacionais já somam 6.614 premiações, desde 1995

A associação estima ainda que este foi o melhor ano para os rótulos verde-amarelos, em quase três décadas. Os vinhos e espumantes trouxeram para o Brasil 704 premiações em 23 concursos como o Effervescents du Monde, realizados em 12 países. Do total, 57 medalhas foram conquistadas pela Vinícola Aurora em 2022.

“O setor vitivinícola brasileiro pode comemorar. Nunca na história do país, viu-se este volume de premiações num único ano. Esta é uma celebração de todos, que eleva a imagem do Brasil, um país do Novo Mundo, que evoluiu muito rápido na elaboração de vinhos e espumantes com qualidade internacional”, analisa o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado