Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Empresas brasileiras vão à sede da Pininfarina, na Itália, para começar nova era do design colaborativo de luxo

Comitiva liderada pela Molegolar, composta por gigantes brasileiras do mercado imobiliário, náutico e industrial, vão à Itália para fomentar negócios com icônica casa de design Pininfarina.

Analice Nicolau

10/06/2025 18h00

plaenge design by pininfarina campo grande foto 1

Uma das maiores incorporadoras de capital fechado do país, a Plaenge fechou contrato com a Pininfarina para diversos empreendimentos, que ultrapassam R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas (Crédito: Plaenge)

Uma comitiva de peso, formada por grandes nomes do mercado imobiliário, industrial e de mobilidade brasileiros, embarca para a Itália neste mês de junho para uma imersão estratégica na Pininfarina, uma das mais renomadas casas de design do mundo. Liderada pela Molegolar, empresa pernambucana especializada em inteligência arquitetônica, a missão tem um objetivo de fortalecer o ecossistema de design colaborativo no Brasil e trazer inovação de alto padrão para diversos setores.

cyrela by pininfarina foto 2
Cyrela by Pininfarina, em São Paulo, foi o primeiro empreendimento da marca italiana no mercado imobiliário brasileiro. (Crédito: Cyrela)

A viagem, que acontece em Turim neste mês, não é apenas uma visita, mas um movimento que evidencia a importância da presença da Pininfarina no país, onde já soma mais de 30 projetos desde 2018. Empresas como Cyrela, Plaenge, Quadra Engenharia e NX Boats estão entre os participantes, buscando inspiração e parcerias que elevem ainda mais o padrão de luxo no mercado brasileiro.

foto 3 (1)
Quadra Legacy Design by Pininfarina e Quadra Authentic Design by Pininfarina serão os primeiros projetos do escritório italiano em Belém. (Crédito Quadra Engenharia)

A Pininfarina não é apenas uma assinatura de prestígio. Sua atuação vai além do licenciamento: o estúdio lidera ativamente o design e a concepção arquitetônica dos projetos, garantindo identidade visual única e sofisticação. E os resultados falam por si, como o “Cyrela by Pininfarina”, lançado em 2016, que se tornou o metro quadrado mais valorizado de São Paulo na época e reposicionou a marca no segmento de luxo; A Plaenge fechou contratos no valor de R$ 2,5 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas) com a Pininfarina. Já a Quadra Engenharia vendeu 60% das unidades de um empreendimento em Belém em apenas 60 dias após o lançamento. E a AMS, em Florianópolis, que bateu recorde de preço com o “Signature Design by Pininfarina”, alcançando R$ 42 mil o m².

yachthouse by pininfarina 1 crédito gt home
Yachthouse by Pininfarina, em Balneário Camboriú, é o prédio residencial mais alto do país. (Crédito: Pasqualotto&GT Home)

” Essa missão à Pininfarina, na Itália, simboliza mais do que uma imersão em design e inovação; é um movimento estratégico para fortalecer a cultura de colaboração entre as maiores incorporadoras do Brasil e os principais fornecedores globais. Desde que iniciamos nossa parceria com a Pininfarina, em 2018, acompanhamos e impulsionamos juntos a evolução do design imobiliário no país — e agora ampliamos essa troca, promovendo um valioso benchmarking internacional que, tenho certeza, resultará em projetos ainda mais relevantes, sofisticados e sustentáveis para o nosso mercado”, afirma Saulo Suassuna Filho, CEO-Founder da Molegolar.

nx 44 by pininfarina da nx boats (3) crédito nx boats
NX 44″ Design by Pininfarina da NX Boats. (Crédito: NX Boats)


De acordo com estudo realizado pela Savills, empresa global que atua em diversos segmentos do mercado imobiliário, branded residences (empreendimentos com marcas de luxo) têm valorização 63% maior na América Latina em comparação com projetos convencionais, um número que supera a média global (30%) e a norte-americana (16%). “O design, a tecnologia e o conforto fazem parte de um ecossistema de prestígio que repercute tanto nos clientes quanto nos investidores”, aponta Luiz Gustavo Salvático, Diretor de Unidade de Negócio da Plaenge, uma das maiores construtoras de capital fechado do Brasil.

Além do setor imobiliário, a Pininfarina também está presente em segmentos como náutica, móveis e design industrial. “A parceria com a NX Boats representa um diferencial valioso para nossos clientes: embarcações que vão além da performance e da tecnologia de ponta, elas carregam uma assinatura de design reconhecida mundialmente. A NX44 Design by Pininfarina traduz inovação, engenharia e emoção em cada curva”, diz Jonas Moura, CEO da NX Boats.

95 anos de legado, uma conexão com o futuro
A missão inclui uma agenda intensa na sede da Pininfarina, em Cambiano, com visitas ao túnel de vento, concept cars e o icônico Battista (hypercar elétrico da marca). “Celebrar os 95 anos da Pininfarina abrindo as portas do nosso escritório em Cambiano é uma honra imensa. Mais do que uma história de design e inovação, é uma jornada de valores e visão. Receber parceiros e amigos do Brasil é compartilhar a essência da Pininfarina. Meu agradecimento especial à Molegolar, por tornar esse momento possível”, afirma Paolo Trevisan, Vice-Presidente de Design da Pininfarina.

Para Pedro Macêdo, COO da Molegolar, a viagem é a concretização de um sonho antigo. “Nosso objetivo é fortalecer e aproximar esse ecossistema exclusivo de empresas visionárias, oferecendo experiências memoráveis que reverberam de forma marcante em todos os envolvidos e despertem novas ideias, negócios e projetos colaborativos.”

A missão reforça o papel do Brasil como um celeiro de inovação e luxo, que atrai não apenas investidores, mas também está transformando uma nova geração de empreendimentos com DNA internacional. Se antes o design de alto padrão era um diferencial, hoje é uma estratégia de mercado, e o Brasil já é um grande player global.

Participam do projeto as incorporadoras Suassuna Fernandes Engenharia, Cyrela, Plaenge, Quadra Engenharia, GTHome, Record, Cavalcante & Rolim, Santa Maria, AMS, Setai. Empresas de outros segmentos também se juntaram à missão, como a Hunter Douglas, NX Boats, Green House, Ezycolor e Florense.

A missão tem patrocínios de Hunter Douglas, NX Boats, Quadra Engenharia, GreenHouse e Ezycolor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado