Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Empresa nacional, Vivix Vidros Planos, investe R$ 1,3 bilhão em expansão com construção de nova planta em Pernambuco

Com duas linhas em pleno funcionamento, a indústria ampliará sua capacidade de produção passando a ser a 2ª maior empresa do setor vidreiro no mercado brasileiro

Analice Nicolau

28/06/2022 11h46

Com duas linhas em pleno funcionamento, a indústria ampliará sua capacidade de produção passando a ser a 2ª maior empresa do setor vidreiro no mercado brasileiro

A Vivix Vidros Planos, a única no país com capital 100% nacional, anunciou a sua expansão com a construção da sua segunda linha de produção, ao lado da sua atual planta, no município de Goiana-PE.

O evento que contou com a presença da diretoria e acionistas da Vivix, do Governador e de Secretários do Governo do Estado de Pernambuco, aconteceu no Palácio do Governo nesta segunda-feira (27/06), onde foi firmado um protocolo de intenções.

A nova planta será uma das mais moderna do mundo, contando com as novas tecnologias e inovações disponíveis no mundo para a indústria de vidros planos e contribuirá para a ampliação do portfólio de produtos da Vivix que passa a fabricar, também, vidros extra claros, além das linhas já produzidas atualmente pela primeira planta (vidros planos incolores, coloridos, espelhos, laminados, pintados e de proteção solar). O novo forno terá capacidade de produção equivalente a 1 mil toneladas por dia, que será o maior do setor em operação no País e um dos maiores do mundo, e estará em plena operação no segundo semestre de 2025. Com a expansão, a Vivix ampliará sua capacidade de produção para 1.900 tons/dia, passando a ser a segunda maior empresa do setor no mercado brasileiro.


O investimento total para a expansão será de R$ 1,3 bilhão. Durante as obras serão gerados cerca de 4 mil empregos e, quando em atividade, as duas plantas juntas gerarão aproximadamente 600 empregos diretos e 2.400 indiretos.

Os produtos fabricados em ambas as plantas serão comercializados em todas as regiões do Brasil, e uma parcela será destinada à exportação. Assim como a primeira, a nova planta também utilizará o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro plano a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.

“A expansão da Vivix sempre fez parte do nosso planejamento estratégico. Realizamos algumas pesquisas na época que demonstravam o elevado potencial existente no País para o consumo de vidro plano. O vidro plano é um material utilizado já há muito tempo em países desenvolvidos em uma escala maior que no Brasil. Aqui no país, percebemos a presença crescente do vidro, porém com um consumo per capita ainda baixo em comparação com alguns países da Europa e com os EUA, o que demonstra o enorme potencial existente. Acreditamos que o mercado estará evoluindo nos próximos anos”, ressalta Henrique Lisboa, presidente da Vivix Vidros Planos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado