Com mais de uma década de atuação em moda circular no Brasil e no exterior, Carol Rosignoli é presença confirmada na Semana de Inovação 2025 e pretende ampliar o olhar da agenda climática, mostrando que falar de roupas é, também, falar de justiça climática, consumo responsável e da chance única de redesenhar sistemas para um futuro sustentável.

A indústria da moda é um dos setores mais poluentes do planeta, responsável por até 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, uso intensivo de água e geração de milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. Apesar disso, a moda permanece invisível nas principais negociações climáticas internacionais, raramente aparecendo como pauta central em relatórios da ONU sobre meio ambiente ou em conferências do clima.
Em sua palestra, Carol Rosignoli trará dados atualizados sobre os impactos da cadeia têxtil no clima, desde o cultivo de fibras até o descarte em aterros, destacando como o modelo linear do fast fashion acelera a crise. Ao mesmo tempo, apresentará caminhos de inovação já em curso: circularidade, novos materiais como o cânhamo, modelos de negócio baseados em reuso e reparo, e políticas públicas capazes de transformar o setor em aliado da mitigação climática.
Carol Rosignoli é empreendedora, comunicadora e ativista climática. Fundadora do Desapeguei Bonito, o primeiro brechó com certificação Lixo Zero do Brasil, atua há mais de uma década na construção de soluções para uma moda responsável e regenerativa. É parceira de negócios da Dayra, startup de moda circular com atuação no Egito e no Oriente Médio, e compartilhou sua trajetória em um evento TEDx, onde abordou a interseção entre moda, mulheres, meio ambiente e crise climática. Atualmente lidera dois projetos complementares: o Modera, que leva a moda circular para comunidades e mulheres brasileiras como estratégia de geração de renda e enfrentamento à crise climática; e a Reframe, consultoria especializada em gestão de resíduos e práticas ambientais para empresas e eventos. Recentemente colaborou com a Central da COP, escrevendo sobre os impactos da indústria da moda nas mudanças climáticas e para o IPAM – instituto de pesquisa ambiental da Amazônia.
A palestra “Com que roupa eu vou? Um panorama dos impactos da indústria têxtil nas mudanças climáticas”, faz parte das atividades presenciais da SI 2025 e ocorrerá no dia 01/10 às 15h.
Inovação a serviço da sustentabilidade
A Semana de Inovação 2025, maior evento de inovação em governo da América Latina, está com inscrições abertas por meio do site do evento. Serão mais de 500 horas de programação gratuita distribuídas em iniciativas on-line e presenciais, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).
Com o tema “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”, a Semana de Inovação deste ano vai antecipar debates da COP30 e trazer novas reflexões e caminhos, especialmente para esfera pública. Quem acompanhar pelo computador ou por dispositivo móvel, contará com uma plataforma virtual completa, com transmissão ao vivo, gamificação e conteúdos exclusivos. Já nas atividades presenciais, na Enap, haverá espaços para networking, atividades culturais, vivências, oficinas, palestras e mesas redondas.
Serviço:
O quê: Semana de Inovação 2025
Onde: Escola Nacional de Administração Pública – Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul), Brasília-DF
Data: 30 de setembro a 2 de outubro
Formato: Presencial e On-line
Investimento: Gratuito
Mais informações e inscrições: semanadeinovacao.enap.gov.br
Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn
Saiba mais sobre a programação:
Palestra: “Com que roupa eu vou? Um panorama dos impactos da indústria têxtil nas mudanças climáticas”
Palestrante: Carol Rosignoli
Quando: 01/10 às 15h (presencial)