O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou, em entrevista exclusiva à jornalista Rosy Pantaleão, da TVUAI, que será oficialmente lançado como pré-candidato à Presidência da República. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 11 de agosto, durante visita a Pouso Alegre, no Sul de Minas, e marca a entrada de Zema no cenário eleitoral nacional. O lançamento será realizado no próximo sábado, 16, na sede da Câmara Americana de Comércio, em Santo Amaro, São Paulo.

“Isso é muito bom, porque prova que a direita tem opções, e não uma opção”, afirmou o governador, ao defender que sua candidatura representa uma alternativa no campo político de direita.
Sem citar nomes, Zema também fez duras críticas ao governo federal: “O que nós queremos é um Brasil que avance, muito diferente desse governo de esquerda que parece olhar mais pelo retrovisor do que pelo para-brisa. Um governo revanchista, vingativo, que parece mais preocupado em perseguir adversários políticos do que em criar oportunidades para os brasileiros.”
Durante a conversa com Pantaleão, o governador aproveitou para destacar o desempenho econômico de Minas Gerais sob sua gestão. Segundo ele, o estado já criou mais de 1 milhão de empregos e atraiu grandes empresas, especialmente para o Sul de Minas, com destaque para Pouso Alegre. Ele também celebrou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro. “já rompemos a barreira de um trilhão de reais. Pela primeira vez na história, o setor agropecuário exportou mais que o setor de mineração”, declarou.

Para Zema, o resultado do agro é um sinal de crescimento sólido e duradouro. “A agricultura e a pecuária são recursos renováveis. Minas vai continuar crescendo nas próximas décadas, com oportunidades para grandes e pequenos produtores.”
O anúncio da pré-candidatura acontece em meio à disputa pela liderança no campo de centro-direita, polarizado entre os grupos de Lula e Bolsonaro. Com um histórico de surpreender adversários — como ocorreu em sua primeira eleição para governador, quando venceu nomes tradicionais mesmo vindo de um partido pequeno — Zema agora busca projetar-se como alternativa para o eleitorado insatisfeito com o atual cenário político.