Aos 32 anos, Larissa Lucena se vê como mais do que uma pediatra, mas uma mulher que enxerga a medicina como um chamado. “Fora do jaleco, sou temente a Deus, que vê milagres a todo momento”, se define. Realizada pessoalmente, mãe de Jade, 3 anos, e Luca, 2, além de ser casada há 5, ela conta que não nasceu com o destino traçado desde criança: “Eu decidi que queria ser médica ainda muito cedo, mas a pediatria me escolheu no finalzinho… faltando 30 dias para prestar a prova de especialização.” O “clique” aconteceu durante seu internato em São Paulo, quando ao final de um atendimento, ouviu de uma criança: “Doutora, você salvou a minha vida.” Naquele momento ela conta que entendeu: “eu amava atender as crianças, amava ajudar as famílias.” E ali nasceu seu propósito.
Com anos de carreira, ela encontrou na pediatria seu propósito, mas também fala com sinceridade sobre as pressões diárias de ser uma médica especializada em cuidar da saúde de crianças. “É uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo é muito gratificante.” A mescla dessas emoções, como medo, amor e gratidão, acaba moldando sua atuação, tanto na clínica quanto em casa, quando precisa cuidar dos próprios filhos. “Quando meus filhos ficam doentes também é muito difícil para mim. Por eu conhecer tudo que pode acontecer como médica é um desafio. Mas ao mesmo tempo sei que consigo ajudar”, complementa.

Em 2020, durante o lockdown, Larissa viu não somente o mundo mudar, mas o exercício da sua profissão também. Sem consultórios abertos, a pediatra iniciou atendimentos domiciliares e criou um perfil no Instagram para oferecer consultas e orientações online. O que começou como uma solução emergencial virou um fenômeno, com milhões de famílias — inclusive de outros países — interagindo com seu conteúdo e buscando informações com embasamento científico. Seu primeiro vídeo viral, com 2,5 milhões de visualizações, foi um alerta sobre os riscos do talco em bebês, gravado após um atendimento real. “Foi uma surpresa, porque eu gravei esse vídeo super despretensioso, como uma forma de alerta, e ele viralizou”, reflete. Atualmente o perfil da médica segue crescendo, com um de seus vídeos alcançando a marca de 10,1 milhões de visualizações esta semana.
Com uma linguagem acessível, Larissa combate a desinformação que assombra as mães. “O meu conteúdo é confiável porque eu estudei muitos anos para poder falar. Foram mais de 10 anos de estudo, 6 anos de faculdade, 3 de especialização em pediatria e mais estudos. Já fui preceptora, tanto de alunos que vão ser médicos, quanto de médicos que estão se especializando em pediatria. Já foram muitos congressos, muitas aulas, artigos científicos. Então tudo o que falo hoje é embasado em muito estudo e muita prática de anos”, afirma.
O currículo extenso da médica e a adoção de uma comunicação acessível fizeram com que seu perfil se tornasse cada vez mais querido entre o público. O seu diferencial como criadora de conteúdo nas redes é conseguir transmitir complexidades médicas de forma palatável, com poucas imagens ou vídeos curtos, como por exemplo, explicar cólicas ou alergias em bebês sem jargões. Essa abordagem vem a tornando referência não só em Goiânia, onde atende, mas nacionalmente, especialmente após denunciar rumores sobre o fechamento da Maternidade Célia Câmara, que viralizou em abril deste ano.

Mentoria Mãe Blindada: fortalecendo famílias antes mesmo do parto
Um de seus projetos mais ambiciosos é a mentoria Mãe Blindada, que prepara casais para a chegada dos filhos. “O impacto nas famílias tem sido muito grande e muito satisfatório, elimina a maioria da ansiedade da mãe e une o casal, deixando uma base sólida para receber a criança”, explica. O programa, que já impactou milhares de mulheres, ensina desde primeiros socorros até divisão de tarefas, além de refletir sua crença: “Fortalece o casamento, une ainda mais o casal, a intenção também é ajudar a reduzir o índice de divórcio. Famílias fortes são a base de um mundo melhor”, explica.
Um livro e expansão do legado
Larissa está bem longe de parar. Além de ampliar sua atuação nas redes, a pediatra também sonha em escrever um livro que reúna seus ensinamentos na maternidade, no casamento e na medicina. “Acredito que tenho muitas coisas para passar, não só pela Medicina ou pela Pediatria, mas pela minha vivência no casamento, na maternidade, no trabalho. Um livro pode eternizar esse conhecimento e pode acrescentar na vida das pessoas”, reflete.

A mensagem que Larissa deixa às mães que a acompanham é direta, sensível e empática. “Vocês não estão sozinhas. Eu vejo e estou com vocês diariamente. Tenho duas crianças pequenas em casa e sei a dor e o desespero de ver nosso bem mais precioso doente. Por isso minha missão é sempre ajudar da forma mais eficiente e rápida para que a família se restabeleça em casa novamente.”
Para quem deseja acompanhar dicas, reflexões e conteúdos educativos sobre saúde infantil, maternidade e fortalecimento familiar, pode seguir a Dra. Larissa Lucena no Instagram. No perfil @maeblindada, ela compartilha vídeos com linguagem acessível, responde dúvidas frequentes e cria uma rede de apoio para mães, pais e cuidadores.